Crusoé: o giro completo de Biden, da prepotência à resignação
Até desistir da candidatura no domingo, 21, por pressão do Partido Democrata, Biden se dizia como o mais capaz de derrotar Trump nas urnas
O presidente Joe Biden proferiu um discurso na Casa Branca na noite desta quarta, 24, em um virada notável em várias declarações que ele deu quando ainda era um candidato à reeleição. Vejamos.
Joe Biden antes do dia 21
Até desistir da candidatura no domingo, 21, por pressão do Partido Democrata, Biden se dizia como o mais capaz de derrotar Donald Trump nas urnas.
Segundo suas palavras, ele precisava ser reeleito para continuar o trabalho que estava fazendo.
Sua permanência no cargo era até algo desejado pelos líderes europeus, que diziam torcer reservadamente para ele durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.
Sua insistência em manter-se na corrida era, além do mais um respeito à democracia, pois ele tinha sido escolhido pelos eleitores democratas no processo das primárias.
“Os eleitores do Partido Democrata votaram. Eles me escolheram para ser o indicado do partido. Agora nós vamos dizer que esse processo não importa? Que os eleitores não devem ser ouvidos? Eu me recuso a fazer isso. Eu sinto uma profunda obrigação com a fé e a confiança que os eleitores do Partido Democrata colocaram em mim para concorrer este ano. Foi a decisão deles“, escreveu Biden em uma carta de duas páginas no dia 8.
Biden chegou até a se revoltar contra a elite do Partido Democrata na mesma carta.
“Não foi a imprensa, os especialistas, os grandes doadores, nenhum grupo seleto de indivíduos, não importa o quão bem-intencionados eles sejam. Os eleitores — e os eleitores somente — devem decidir o indicado do Partido Democrata. Como a gente pode defender a democracia na nossa nação se a gente ignora isso dentro do nosso partido? Eu não posso fazer isso. Eu não farei isso“, escreveu Biden.
“Eu me importo com o eleitor médio. Eu não me importo com o que os milionários falam“, afirmou Biden. “Eu estou muito frustrado com a elite. Não estou falando de vocês, mas da elite do partido.“
Leia em Crusoé: A inacreditável revolta de Biden contra a elite do Partido Democrata
Joe Biden depois do dia 21
O presidente agora…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)