Moradores de São Paulo relatam tremor após terremoto no Chile
Moradores de diversos bairros paulistanos sentiram tremores resultantes de um terremoto de magnitude 7,3 em Antofagasta, Chile
Moradores de São Paulo relataram ter sentido tremores na noite desta quinta-feira, 18, após um terremoto de magnitude 7,3 atingir Antofagasta, no Chile. O evento sísmico foi sentido em vários bairros da capital paulista, incluindo Perdizes, Pinheiros, Pompeia, Vila Madalena, Mooca, Água Rasa, Santana, Tatuapé e Sacomã. Também houve relatos em cidades da região metropolitana, como Guarulhos e Osasco, e em municípios do interior.
De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), o terremoto no Chile ocorreu a uma profundidade de 128 km. A Defesa Civil de São Paulo confirmou que os tremores sentidos na cidade são reflexos do sismo chileno. Felizmente, não há registros de danos ou feridos na capital ou em outras cidades do estado.
Depoimentos dos moradores
À Folha de S. Paulo, Marli Pinto Silva, 75, uma dona de casa0 0que mora no 10º andar de um prédio em Santana, na zona norte da capital, relatou sua experiência: “Estava sentada na cama, fazendo tricô, e senti uma tontura. Quando coloquei os pés no chão, percebi que estava balançando“. Ela chamou seu marido, que se apoiou em um móvel para se proteger.
Outros moradores também sentiram os tremores por volta das 23h, com relatos de mal-estar e movimentação de lustres e móveis como camas, armários e balcões de cozinha. Em vários bairros, moradores de prédios saíram para a rua com medo das possíveis consequências. Na Água Rasa, na zona leste, os bombeiros foram chamados para uma ocorrência relacionada ao evento.
Tremor em São Paulo
A Defesa Civil informou que os tremores sentidos em São Paulo foram de baixa intensidade e apresentaram riscos mínimos de danos. Segundo o Centro de Sismologia da USP, a capital paulista está localizada sobre uma bacia sedimentar que amplifica ondas sísmicas, o que pode explicar a percepção dos tremores.
“Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são pequenas“, diz o comunicado do órgão, que recebeu centenas de relatos sobre o evento em seu site.
Terremoto no Chile
O presidente chileno, Gabriel Boric, informou que o terremoto foi de média intensidade e, até o momento, não há feridos ou grandes danos na região afetada.
Em 2008, um terremoto de 5,2 graus atingiu a costa do estado de São Paulo e, após se propagar em ondas de choque por dois minutos, foi sentido em vários bairros da capital paulista, além de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)