Crusoé: Nem Obama está mais no bonde de Biden?
Ex-presidente democrata — a quem Biden serviu como vice por oito anos — estaria pressionando atual presidente a rever sua candidatura, diz a imprensa americana
Barack Obama (foto), o ex-presidente dos Estados Unidos e um dos maiores fiadores da candidatura de Joe Biden a presidente em 2024, parece estar aos poucos mudando de ideia. Na última semana, o democrata teria se encontrado com nomes do partido para alertar que as chances de seu ex-vice diminuíram significativamente nas últimas semanas, e que ele precisa refletir sobre a viabilidade de continuar no páreo contra Donald Trump.
A informação foi dada ao jornal The Washington Post, que cita a história com base em “múltiplas fontes que estão a par do pensamento de Obama“. O jornal indica que, desde a performance apática no debate de 27 de junho, o ex-presidente e o atual só conversaram apenas uma vez.
Na primeira manifestação pública depois do debate, quando as lentes da CNN americana mostraram um Biden com sinais de cansaço e dificuldades em articular suas respostas aos 81 anos, enquanto Trump (de 78) parecia mais enérgico e articulado, Obama saiu em uma defesa convicta de Joe Biden — por mais que reconhecesse o desastre que seu ex-colega de chapa protagonizou.
“Noites de debate ruins acontecem. Confie em mim, eu sei. Mas esta eleição ainda é uma escolha entre alguém que lutou pelas pessoas comuns durante toda a sua vida e alguém que só se preocupa consigo mesmo. Entre alguém que fala a verdade; que distingue o certo do errado e o transmitirá diretamente ao povo americano – e alguém que mente descaradamente para seu próprio benefício”, afirmou Obama no X, antigo Twitter, no dia seguinte.
“A noite passada não mudou isso, e é por isso que há tanta coisa em jogo em novembro”, acrescentou, em referência ao dia da eleição presidencial, 5 de novembro. Mesmo ele, agora, parece ter perdido a paciência.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)