Biden dobra aposta em teoria conspiratória contra Trump
Campanha do presidente americano intensifica narrativa enganosa com base no "Projeto 2025"
A campanha de reeleição do presidente Joe Biden intensificou o uso da narrativa enganosa sobre o “Projeto 2025” como uma estratégia contra Donald Trump na corrida presidencial de 2024.
O projeto, desenvolvido pela Heritage Foundation, propõe mudanças no governo federal dos Estados Unidos, o que Biden usa para alarmar eleitores sobre os riscos de um segundo mandato de Trump.
O Projeto 2025, também conhecido como Projeto de Transição Presidencial, é uma coleção de propostas políticas conservadoras que visam remodelar o governo americano caso um candidato republicano vença as eleições de 2024.
Entre as principais propostas estão a reclassificação de dezenas de milhares de funcionários públicos federais como indicados políticos, o desmantelamento ou redução de várias agências federais, a implementação de políticas econômicas e sociais conservadoras e a inclusão de elementos do cristianismo nas ações de governo.
Biden lançou um site criticando o projeto horas antes de um debate com Trump, demonstrando a importância que sua campanha dá a essa questão para mobilizar sua base e atacar seu oponente. Em uma postagem recente no X, Biden incentivou os eleitores a pesquisarem sobre o Projeto 2025, dizendo: “Google Project 2025”.
Trump nega veementemente qualquer envolvimento com o Projeto 2025. Em um post na rede Truth Social, Trump declarou: “Eu não sei nada sobre o Projeto 2025. Não tenho ideia de quem está por trás disso. Discordo de algumas das coisas que estão dizendo e algumas são absolutamente ridículas e absurdas. Qualquer coisa que façam, desejo-lhes sorte, mas não tenho nada a ver com isso.”
O que é o Projeto 2025?
O Projeto 2025 foi lançado em abril de 2023 pela Heritage Foundation, uma instituição conservadora, e oferece uma série de recomendações sobre como um futuro presidente republicano pode implementar mudanças significativas no governo federal dos Estados Unidos. Kevin Roberts, presidente da Heritage Foundation, disse que os Estados Unidos estão a caminho de uma “segunda revolução americana”.
A campanha de Biden descreveu o esforço como “o plano dos aliados republicanos de Trump para dar mais poder a ele sobre sua vida diária, desmantelar os controles e equilíbrios democráticos e consolidar o poder no Salão Oval [local de trabalho do presidente americano na Casa Branca] se ele vencer”.
Ao dobrar a aposta nessa narrativa, Biden parece estar tentando mobilizar sua base e atrair eleitores moderados preocupados com mudanças drásticas no governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)