Tempestade Beryl causa mortes e devastação no Texas
A previsão é de que a tempestade enfraqueça ainda mais até terça-feira, 9, tornando-se uma depressão tropical
A tempestade tropical Beryl atingiu o Texas com força total, nesta segunda-feira, 8, resultando em duas mortes, o cancelamento de centenas de voos e mais de 2 milhões de residências e empresas sem eletricidade. Os ventos fortes e as chuvas intensas do fenômeno afetaram gravemente o estado do sul dos Estados Unidos.
Beryl, o furacão de categoria 5 mais precoce da temporada, enfraqueceu ao atingir a cidade costeira de Matagorda, antes de seguir para Houston, capital do estado, conforme relatado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). A previsão é de que a tempestade enfraqueça ainda mais até terça-feira, 9, tornando-se uma depressão tropical, registrou reportagem da Reuters.
Tempestade deixou mortos e destruição em outras regiões
Na semana anterior, Beryl já havia causado destruição ao passar por Jamaica, Granada e São Vicente e Granadinas, resultando em 10 mortes. Com as fatalidades no Texas, o número total de vítimas subiu para 12. As duas vítimas no Texas, um homem de 53 anos e uma mulher de 74 anos, morreram após árvores caírem sobre suas casas na área de Houston.
A indústria de energia do Texas, maior produtora de petróleo e gás natural dos EUA, preparou-se para o impacto do Beryl, com empresas reduzindo a atividade nas refinarias e esvaziando algumas instalações.
Após alertas de que a tempestade poderia ser mortal, moradores protegeram janelas e estocaram combustível e outros suprimentos essenciais. Antes do amanhecer, cidades como Galveston, Sargent, Lake Jackson e Freeport foram atingidas por fortes ventos e chuvas intensas, como mostrado pelas imagens das emissoras locais.
No final da manhã, diversas árvores caídas bloqueavam estradas em Houston enquanto a tempestade avançava, com ventos persistentes e algumas inundações tornando partes das principais rodovias intransitáveis. A cidade bloqueou as áreas inundadas.
Mais de 1.300 voos cancelados
Escolas suspenderam suas aulas à medida que o furacão se aproximava. Companhias aéreas cancelaram mais de 1.300 voos, e autoridades ordenaram evacuações em algumas cidades costeiras. Pequenos negócios em Houston, incluindo serviços de entrega e quiropraxia, atrasaram a abertura ou permaneceram fechados na segunda-feira.
Mais de 2 milhões de residências e empresas no Texas ficaram sem eletricidade, de acordo com empresas de serviços públicos locais e dados do PowerOutage.us.
Vários condados no sudeste do Texas, incluindo Houston, onde muitas empresas de energia dos EUA têm sede, estão sob alerta de inundação repentina, com tempestades que causaram até 30 cm de chuva em algumas áreas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)