Volvo cobra por recarga de carros elétricos de outras marcas e pode mudar mercado Volvo cobra por recarga de carros elétricos de outras marcas e pode mudar mercado
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Volvo cobra por recarga de carros elétricos de outras marcas e pode mudar mercado

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Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 08.07.2024 10:04 comentários
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Volvo cobra por recarga de carros elétricos de outras marcas e pode mudar mercado

Volvo acaba com recarga grátis e incentiva concorrência a investir em infraestrutura

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Volvo cobra por recarga de carros elétricos de outras marcas e pode mudar mercado
Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP via Getty Images

A decisão da Volvo Cars Brasil de introduzir tarifas para a recarga de veículos elétricos a partir de 10 de julho de 2024 representa uma transformação significativa para os usuários e o mercado de elétricos no país. Este movimento, que marca o fim da gratuidade das recargas, tem provocado discussões sobre as implicações futuras para os consumidores e o setor automotivo.

Anteriormente, qualquer veículo elétrico, independentemente da marca, podia utilizar os pontos de carregamento da Volvo sem custos. Isso foi crucial para a popularização dos veículos elétricos no Brasil. No entanto, o crescente uso por parte de carros de outras marcas levou a Volvo a reavaliar essa oferta generosa.

Por que a Volvo está introduzindo tarifas de recarga agora?

Segundo Marcelo Godolfim, presidente da Volvo Car Brasil, uma análise revelou que 75% das recargas realizadas não eram para veículos da marca. Isso levou a Volvo a adotar uma estratégia que foca mais nos seus próprios clientes e na sustentabilidade de suas operações de carregamento.

Detalhes da nova política de tarifas da Volvo

A partir de julho de 2024, a nova política de cobrança da Volvo entra em vigor, visando equilibrar a utilidade e a disponibilidade dos seus pontos de carga. As principais tarifas introduzidas são:

  • Energia: R$ 4 por kWh consumido.
  • Conectividade: Uma taxa única de R$ 2,50 ao iniciar a recarga.
  • Ociosidade: R$ 5 por minuto, após 15 minutos do término da recarga.

Por outro lado, os clientes da Volvo terão isenção nas tarifas de energia e conectividade, mas a taxa de ociosidade ainda será aplicada se ultrapassarem o tempo permitido após a recarga.

Impacto dessa mudança para o mercado de veículos elétricos

A nova estratégia da Volvo pode iniciar uma cadeia de reações entre outras montadoras, como Audi, BMW e Mini, que também possuem seus pontos de recarga mas que até então acompanham de perto as políticas da liderança de mercado representada pela Volvo.

É provável que essas empresas avaliem a necessidade de investir mais em sua infraestrutura de carregamento e talvez revisar suas próprias políticas de preços.

Além disso, ao contrário do que alguns podem pensar, cobrar pelo carregamento pode de fato fortalecer o mercado de veículos elétricos.

Isso porque introduz uma estrutura mais sustentável e previsível que pode fomentar novos investimentos e melhorias contínuas na rede de carregadores. Essencialmente, isso pode acelerar o amadurecimento do mercado de elétricos no Brasil, orientando-o para um futuro onde a viabilidade e a sustentabilidade caminham juntas.

Implementação das tarifas muda o rumo do mercado

A implementação de tarifas para a recarga de veículos elétricos nos pontos da Volvo marca um ponto de inflexão no mercado brasileiro. Essa mudança, embora possa parecer inicialmente desfavorável para alguns usuários, é uma medida necessária para garantir a sustentabilidade e a expansão da infraestrutura de carregamento no país.

À medida que outras montadoras possivelmente sigam o exemplo da Volvo, o mercado de veículos elétricos no Brasil pode se fortalecer e amadurecer, promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e eficiente.

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