Nem Evo Morales acredita na tentativa de “golpe de Estado”
Ex-presidente boliviano diz agora estar convencido que a tal rebelião de quarta foi um “autogolpe” para beneficiar a imagem de Luis Arce
O ex-presidente boliviano Evo Morales (foto) afirmou no sábado, 29, estar convencido que a tal rebelião para tomar o palácio presidencial, na última quarta-feira, foi um “autogolpe” para beneficiar a imagem do presidente Luis Arce.
Como mostramos, o general Juan José Zuñiga, então comandante do Exército da Bolívia, enviou tropas para o centro de La Paz e foi até a porta da sede do Executivo, o Palácio Quemado. Lá, ele ficou frente a frente com o presidente. Os dois conversaram e nada aconteceu.
“Lucho [Luis Arce] nos enganou, mentiu para nós, mentiu para os bolivianos e para o mundo inteiro. Se foi um golpe ou um autogolpe, há debate, [mas] estou mais convencido de que foi um autogolpe para melhorar a imagem dele ou deixar a Presidência para a junta militar.”
Evo Morales comentou também a declaração em que o general boliviano Juan José Zuñiga afirmou ter enviado blindados para o centro de La Paz atendendo a um pedido do atual presidente da Bolívia.
“Antes da sua prisão, ele informou aos seus companheiros e familiares que Lucho o traiu, acaba de confirmar. Nas celas da Felcc, o general Zúñiga disse ‘Lucho me traiu’, ele repetiu. Esses novos elementos me convenceram que se trata de um autogolpe.”
Golpe de Estado, autogolpe ou encenação ridícula?
As sequências da última quarta-feira levantaram uma dúvida: se a ideia era dar um golpe de Estado, por que Zuñiga desistiu no meio do caminho e não seguiu adiante com o seu intento?
O cientista político boliviano Santiago Terceros, que vive em Santa Cruz de la Sierra, disse a Crusoé:
“O que vimos na Bolívia foi um episódio embaraçoso que mostra a decadência do governo liderado pelo Movimento ao Socialismo, MAS, que pretendeu fazer um show midiático com um suposto autogolpe, com características ridículas.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)