Lula boquirroto consegue de novo e dólar dispara a R$ 5,58
Presidente sugere que Banco Central pode ser menos criterioso para baixar juros com substituição de Campos Neto no fim do ano
Em nova entrevista, o petista voltou a criticar o Banco Central e sugeriu que juros vão cair com novo presidente da autoridade monetária a partir do ano que vem. Em entrevista à rádio O Tempo, em Belo Horizonte (MG) – onde antecipa as eleições municipais, Lula afirmou que patamar da Selic está errado, mas que situação vai melhorar.
“A taxa de juros de 10,50% é irreal para uma inflação de 4%. Isso vai poder melhorar quando eu puder indicar o presidente (do Banco Central)“, afirmou o petista. O mandato do atual chefe da autarquia, Roberto Campos Neto, se encerra no fim deste ano, quando Lula poderá então indicar o presidente da autoridade monetária e outros dois diretores.
A partir de 2025, portanto, a maioria dos nove membros que compõem a diretoria do Banco Central serão indicações do atual governo. Atualmente, Lula tem quatro dos nove diretores. Embora todos eles tenham votado pela manutenção da Selic em patamar considerado “irreal” pelo petista, o presidente continua a focar em Campos Neto como culpado.
“O presidente da República não pode ficar brigando com o presidente do BC, porque ele foi escolhido pelo governo anterior, pensa ideologicamente igual ao governo anterior e não está fazendo o que deveria fazer corretamente“, repetiu Lula.
A entrevista foi concedida por volta das 8h, e o dólar seguia a trajetória de queda iniciada no dia anterior em função da indicação do presidente de que haveria espaço para corte de gastos e que o governo estaria trabalhando nessa direção.
No entanto, Lula não conseguiu aproveitar o bom momento que se desenhava e gerou insegurança aos investidores ao sugerir que o BC pode começar a cortar juros de forma menos criteriosa a partir do ano que vem. A moeda americana disparou mais 1,50% na máxima da manhã e chegou a ultrapassar 5,58 reais.
Às 11h20, o dólar havia arrefecido, mas ainda subia mais de 1,30%, cotado a 5,57 reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)