À espera da Ata do Copom, Ibov sobe com juros futuros em queda
Esta foi a quinta sessão consecutiva de alta do Ibovespa, que acumula 2,9% de ganhos nas últimas quatro sessões, com melhora no ambiente
O Ibovespa, principal índice acionário do país, abriu a semana em alta de 1,07%, aos 122,6 mil pontos. O indicador foi puxado pela melhora nas perspectivas para os juros futuros, após decisão unânime do Banco Central pela manutenção da Selic em 10,50% ao ano.
O destaque do dia, no mercado de renda variável, ficou por conta do anúncio da parceria dos market places da Magalu com a chinesa Aliexpress. A ação da brasileira encerrou o dia em alta de 12,28%, a maior entre as componentes do Ibovespa. Hapvida (+5,99%) e MRV (+5,43%) seguiram a varejista para completar as três principais altas da segunda-feira,24.
Do lado oposto, apenas 11 dos 86 papéis que compõem o índice. As três principais quedas ficaram por conta de Embraer (-1,03%), CCR (-0,67%) e WEG (-0,51%). Esta foi a quinta alta consecutiva do Ibovespa. No período, o indicador acumula alta de 2,94%.
A retirada dos prêmios das taxas de juros futuras tem auxiliado o bom momento da bolsa de valores. Desde a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), as taxas caíram entre 18 e 25 pontos base para vencimentos acima de um ano.
Nesta terça-feira, 25, os investidores devem ter um olhar cuidadoso para os recados da Ata do colegiado, que vai detalhar quais motivos levaram ao consenso entre os nove membros do Copom. Havia dúvidas sobre como se comportariam os quatro diretores do BC indicados por Lula (Garbiel Galípolo, Aílton Aquino, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira), uma vez que estavam sendo vistos como mais lenientes após terem defendido a amplitude dos cortes da Selic apesar da deterioração das condições econômicas.
Por enquanto, o clima nos mercados é positivo, com a perspectiva de que a autoridade monetária não deve se curvar à pressão do Planalto e cortar juros antes de garantir que a inflação esteja controlada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)