Mercado gosta de ser enganado, e Haddad…
Ministro da Fazenda promete "ritmo mais intenso" em agenda de revisão de gastos, e dólar e juros reagem com queda
Após encontro com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad garantiu que ambos os ministérios e equipes vão adotar um “ritmo mais intenso” de trabalho sobre a agenda de gastos e farão uma revisão ampla de despesa.
A resposta do mercado veio quase que automaticamente. Os juros futuros recuaram mais de 10 pontos na porção intermediária e longa da curva. Apesar disso, o acumulado desde a trapalhada na reunião fechada com o CEO do Santader, Mario Leão, na sexta-feira, 7, ainda é de alta de quase 45 pontos base para os mesmos vencimentos.
O dólar voltou a ficar abaixo de 5,40 reais com mais um voto de confiança ao ministro da Fazenda. A moeda americana caiu 0,92% contra o real para encerrar o dia valendo 5,36 reais, em repique das divisas emergentes que caíram mais fortemente nos últimos dias, com a brasileira e a mexicana.
O presidente Lula, finalmente, estendeu a mão ao ministro e, da Suiça, destacou o trabalho à frente da Fazenda. “Não tem nada com o Haddad, ele é extraordinário ministro, não sei qual é a pressão contra o Haddad”, disse. Todo ministro da Fazenda, desde que me conheço por gente, vira o centro dos debates, quando a coisa dá certo, quando a coisa não dá certo“, completou o petista.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, não acompanhou o bom humor e fechou em leve queda de 0,31%, aos 119,6 mil pontos, menor nível desde novembro do ano passado. Na ponta negativa, as ações da B3 S.A. (-3,08%), Petrobras (-1,01% PN; -1,31% ON) e Itaú (-1,05%) foram as principais contribuições para o resultado do indicador.
Do lado oposto, os papéis de Vale (+1,15%), Weg (+0,92%) e Banco do Brasil (+0,68%) formaram o trio com maior influência positiva sobre o índice na sessão desta quinta-feira, 13.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)