“Gabinete da ousadia” do PT pauta governo Lula nas redes
Integrantes da Secom e do partido realizam reuniões diárias para pautar canais e perfis petistas; influenciadores digitais também participam
Integrantes da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e equipes do PT, como o “gabinete da ousadia”, realizam reuniões diárias para pautar canais e perfis petistas, registrou o Estadão.
Segundo o jornal, influenciadores digitais são eventualmente chamados para briefings sobre os temas de interesse do Palácio do Planalto.
As reuniões, que acontecem virtualmente por volta das 8 horas, têm a presença de assessores da Secom –comandada até maio por Paulo Pimenta, mas atualmente chefiada por Laércio Portela–, do PT nacional e dos gabinetes das lideranças do partido na Câmara e no Senado.
“Pautar as redes que o PT alcança”
Em dezembro de 2023, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), secretário nacional de comunicação do partido, falou sobre as reuniões diárias realizadas entre a Secom e comunicadores do partido para “pautar as redes que o PT alcança”, como sindicatos, movimentos sociais, prefeitos, vereadores e deputados estaduais, em reunião interna.
A seus correligionários, ele disse que o trabalho de comunicação “para fazer disputa política com nossos adversários” é baseado em “metodologia”, “ciência” e “expertise”. Ainda segundo o parlamentar, a ação “não é de graça”, mas o jornal não encontrou registros de repasse de verba pública para os influenciadores.
“Às 8h da manhã tem um pedacinho do povo do PT, da delegação nacional, junto com o pessoal da Câmara, da liderança do PT, junto com o Senado, junto com a Secom do governo Lula. É feita uma chamada reunião de pauta. O que é uma reunião de pauta? O que vamos abordar hoje”, afirmou Tatto na reunião.
“E nós produzimos conteúdo, passamos para o Brasil inteiro, vai para o site. Todos os dias, todos os dias”, acrescentou.
Tatto desconversa sobre a Secom
Em entrevista ao Estadão, Jilmar Tatto desconversou sobre a participação diária da pasta nas reuniões, dizendo que ela ocorre “às vezes, dependendo do horário”.
Sobre a participação de influenciadores digitais, o secretário nacional de comunicação do PT admitiu que eventualmente são chamados para a reunião de pauta.
“Às vezes, quando tem necessidade, a gente convida um (influenciador) ou outro. A gente já fez reuniões com eles, se conecta com eles. Tenta manter um canal. Mas a gente não conseguiu ainda ter um padrão de funcionamento com eles”, afirmou.
“A gente quer cada vez mais fazer com que eles entrem nessa dinâmica que a gente está querendo, de pautar aquilo que a gente considera mais importante. Só que, às vezes, o que eles consideram importante a gente não considera”, acrescentou.
O ‘gabinete da ousadia’
Membros da Polo Digital Marketing, agência de comunicação que presta serviços ao PT desde 2021, participam diariamente da reunião de pauta matinal sobre os temas prioritários do governo.
Durante a campanha eleitoral de 2022, Clarisse Chalréo, sócia da agência, e Juan Herbert Jacob Cândido Pessôa, atual superintendente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), conduziam um grupo de WhatsApp batizado de “gabinete da ousadia”.
Com pelo menos 19 funcionários, a agência mantém um contrato de prestação de serviços com o PT de 117,7 mil reais.
A Secom e a tragédia no Rio Grande do Sul
Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, governo, PT e influenciadores têm rebatido o que classificam como fake news, incluindo críticas políticas e reportagens, para massificar as ações de Lula no estado.
O humorista Whindersson Nunes entrou na mira das redes governistas depois de criticar a autopromoção da primeira-dama, Janja, a mãe dos bichinhos pobres, na tragédia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)