Josias Teófilo na Crusoé: Mentiram para você sobre a cultura brasileira
O entendimento sobre cultura brasileira foi moldado pelo sucesso internacional de alguns movimentos específicos. Eu prefiro mil vezes uma boa pornochanchada que um filme do Cinema Novo
De certa forma, o entendimento sobre a cultura brasileira foi moldado pelo sucesso internacional de alguns movimentos específicos: a arquitetura moderna brasileira é uma referência em qualquer livro de história da arquitetura; a música popular é conhecida e reverenciada internacionalmente; o Cinema Novo é bastante respeitado pela crítica especializada fora do país, especialmente na Europa.
Só que isso tudo, apesar de ser relevante, não resume a cultura brasileira. Nem é o melhor que produzimos. Eu prefiro mil vezes uma boa pornochanchada que um filme do Cinema Novo. Observe que o termo pornochanchada é depreciativo, não é filme pornô, se bem que ali na Boca do Lixo (outro termo depreciativo) chegaram a ser feitos filmes pornôs já na fase final. Nenhum filme do Cinema Novo chegou à altura de um filme de Walter Hugo Khouri, infelizmente não se fala tanto dele pois ele não dispõe do lobby da esquerda.
O mesmo em se tratando da arquitetura: sim, a arquitetura moderna brasileira tem sua relevância, mas no contexto geral tem menos importância artística do que o barroco de Aleijadinho. E já no século 20, outras correntes têm bastante mérito, como o ecletismo, com obras como o Palácio Monroe, que ganhou um prêmio mundial de arquitetura na Exposição Universal de Saint Louis, nos Estados Unidos, e a Estação Sorocabana, onde hoje fica uma das melhores salas de concerto do mundo, a Sala São Paulo – só para dar dois exemplos. O projeto da Estação Sorocabana foi premiado na Argentina.
Outra coisa totalmente artificial é a ideia de que o samba é o representante central da música popular brasileira. Isso foi uma invenção de Getúlio Vargas, que resgatou a música antes desprezada usou-a como símbolo agregador. O escritor Olavo de Carvalho escreveu que a ideia de que o futebol, o Carnaval e o samba são tipicamente brasileiras não veio do povo brasileiro, mas do Departamento de Imprensa e Propaganda da ditadura Vargas. Para ele, a música nordestina representa muito mais a música brasileira.
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