“Lula não entendeu que o governo é de coalizão”
O deputado federal José Nelto (PP-GO), um dos vice-líderes do governo federal, criticou a articulação política do Palácio do Planalto
O deputado federal José Nelto (PP-GO), um dos vice-líderes do governo federal, criticou em entrevista a O Antagonista a articulação política do Palácio do Planalto. Para ele, Lula e seu time ainda não entenderam o que, de fato, é um governo de coalizão.
“O PT não conseguiu entender que não conseguirá fazer um governo apenas com o PT. É preciso ter um diálogo com outros partidos e isso não fluiu até agora. Lula tem que entender que, no Congresso Nacional, a pauta petista não passa. Lula não entendeu ainda o que é um governo de coalizão”, disse Nelto.
“O Congresso atual é um Congresso de Centro, com vários parlamentares de direita. Cabe ao presidente dialogar com esse Congresso, mas essa conversa não está boa, não flui”, disse o parlamentar.
A articulação política do governo Lula passou a ser alvo de críticas após a sessão do Congresso Nacional da semana passada, que foi marcada por derrotas em série do Palácio do Planalto.
De uma só vez, foi derrubado o veto do presidente Lula à saidinha de presos e a articulação política do governo federal não conseguiu derrubar o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro ao dispositivo que criminalizava o disparo de fake news durante as eleições.
Mas as derrotas não ficaram por aí. O governo federal também não conseguiu manter o veto à Lei de Diretrizes Orçamentárias que proibia o repasse de recursos públicos a movimentos sociais como o MST ou para a realização de cirurgias de mudança de sexo em crianças.
No caso específico da lei das saidinhas, foram 314 votos a favor da derrubada do veto na Câmara e 52 no Senado. Houve, inclusive, adesão de partidos que compõe a base governista como o MDB e o PSD.
Por enquanto, Lula não pretende fazer mudanças em seu primeiro escalão, mas as derrotas de terça foram atribuídas à falta de diálogo do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) com deputados e senadores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)