FAB confirma queda de avião em SC; corpos são achados
Uma aeronave de pequeno porte caiu em zona de mata entre Garuva e Itapoá, no norte de Santa Catarina
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a queda de uma aeronave de pequeno porte em zona de mata entre Garuva e Itapoá, no norte de Santa Catarina. Até as 7h30, dois corpos foram encontrados no local, conforme registrou o G1.
O bimotor Beech Aircraft, com capacidade para seis pessoas incluindo piloto, partiu de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis, onde tentou pousar em Joinville, no Norte.
Em nota, a FAB informou ter enviado na segunda, 3, uma aeronave SC-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal para auxiliar nas buscas.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o bimotor de matrícula PS-BDW está em situação de aeronavegabilidade regular, mas não pode realizar táxi aéreo.
O avião “optou por descer no aeroporto de Joinville, onde arremeteu, vindo posteriormente a cair na região Barrancos”, informou o Corpo de Bombeiros.
O motivo da tentativa de pouso em Joinville ainda é desconhecido.
O que diz a FAB?
Leia na íntegra a nota enviada pela FAB:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.
Saiba mais sobre o H-36 Caracal
O H-36 Caracal desempenha um papel fundamental em operações de resgate, agindo com precisão em ambientes desafiadores. A aeronave é conhecida por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais. Sua ampla cabine permite acomodar cargas variadas, desde equipamentos até suprimentos médicos. Essa flexibilidade possibilita que o helicóptero seja utilizado em uma ampla gama de missões, incluindo Evacuações Aeromédicas, resgate em áreas remotas e desdobramento de tropas em zonas de conflito.
Dotado de sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, o H-36 Caracal é capaz de operar em ambientes desafiadores, proporcionando às tripulações maior segurança e eficiência. Seus motores e sistema de rotor sofisticado permitem voos de longa distância, velocidade operacional elevada e possibilidade de decolagem e de pouso em diferentes condições climáticas e locais. Além disso, o helicóptero possui capacidade para operações noturnas e recursos para utilização de sistemas de armas integrados, aumentando sua eficácia em missões de apoio tático.
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