Crusoé: “É hora para essa guerra acabar”, diz Biden sobre Gaza
Presidente americano anunciou o apoio da Casa Branca a uma proposta de Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta sexta-feira, 31 de maio, seu apoio a uma proposta de Israel para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
“É hora de esta guerra acabar, de começar o dia seguinte”, disse Biden da sala de jantar oficial da Casa Branca.
Segundo o presidente americano, a proposta se dá três fases.
Ela começa com um cessar-fogo de seis semanas e segue com a retirada das forças israelenses de áreas civis de Gaza e, por fim, a troca de reféns idosos e mulheres pela libertação de centenas de detidos palestinianos.
“Este é realmente um momento decisivo. O Hamas diz que quer um cessar-fogo. Este acordo é uma oportunidade para provar se eles realmente querem dizer isso”, afirmou Biden.
O fator decisivo para a apresentação desta proposta israelense para o cessar-fogo foi o avanço sobre Rafah nesta semana.
“Neste ponto, o Hamas não é mais capaz de realizar outro 7 de outubro”, disse Biden em referência ao atentado que iniciou a atual guerra.
Guerra pode acabar em sete meses
O conselheiro de segurança nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, estimou que as operações militares em Gaza devam acabar até o final do ano.
Ele deu a declaração nesta quinta-feira, 29 de maio, após as forças israelenses conquistarem o Corredor Filadélfia, parte fundamental no avanço sobre Rafah.
“É tudo construído de forma escalonada, com o ano de 2024 definido como um ano de combate”, disse Henegbi em entrevista a uma rádio israelenses.
“Estamos agora no quinto mês de 2024, o que significa que esperamos mais sete meses de combate para aprofundar as nossas conquistas e atingir o nosso objetivo de destruir capacidades militares e governamentais do Hamas e do Jihad Islâmico”, acrescentou.
Israel conquista Corredor Filadélfia
As Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta quarta-feira, 29, ter estabelecido “controle operacional” sobre o chamado Corredor Filadélfia – que se estende por 14 quilômetros ao longo da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza –, isolando o Hamas.
Segundo o portal Times of Israel, as tropas israelenses ocupam fisicamente a maior parte do corredor.
Há…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)