Boulos, o mais rejeitado em São Paulo
Três pesquisas de intenção de voto sobre a corrida municipal em São Paulo foram divulgadas nas últimas horas, com três projeções distintas, mas pontos em comum: a rejeição ao deputado socialista e a vantagem do prefeito Ricardo Nunes no segundo turno
Três pesquisas de intenção de voto sobre a corrida municipal em São Paulo foram divulgadas nas últimas horas, com três projeções distintas. A pesquisa AtlasIntel/CNN indicou perda de votos do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para os pré-candidatos Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB), mostrando Guilherme Boulos (PSOL-SP) bem à frente no primeiro lugar.
Já o levantamento do Datafolha não aponta tanta relevância para os novos nomes e projeta empate técnico entre Nunes (24%) e Boulos (23%), enquanto o da Paraná Pesquisas indica o prefeito na frente da corrida (com 28,2% contra 24,2% de Boulos) e Datena com mais intenções de voto que Marçal. Apesar das divergências, há pontos em comum nas pesquisas: a rejeição de Boulos e a vantagem de Nunes no segundo turno.
Rejeição
O instituto Paraná, que ouviu 1500 pessoas de 24 a 28 de maio e cuja pesquisa tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais, indica que 31,5% dos paulistanos não votariam em Boulos de jeito nenhum. Na sequência aparecem Datena e Marçal, com 24,7% cada, e só depois vem Nunes, com 21,3%.
De acordo com a pesquisa Datafolha, que ouviu 1092 pessoas nos dias 27 e 28 de maio e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, a rejeição do deputado federal socialista é de 32%, contra 25% de Marçal e 24% do prefeito da capital paulista. Na sequência, aparecem Datena (22%), em Kim Kataguiri (União Brasil, 21%) e em José Pimenta (PCO, 19%).
A vida de Boulos só parece um pouco melhor na pesquisa AtlasIntel, mas ela não pergunta exatamente sobre em quem os eleitores não votariam. “Você tem uma imagem positiva ou negativa dos seguintes líderes?”, questionou o instituto, que ouviu 1670 pessoas de 22 a 27 de maio para uma pesquisa que tem margem de erro de 2 pontos percentuais.
Nesse caso, dos pré-candidato em São Paulo, Datena é o que aparece com a maior imagem negativa (59%), seguido de Kataguiri (53%). Boulos empata com Nunes em imagem negativa (50%).
Segundo turno
Nas projeções de segundo turno, Nunes aparece na frente tanto na AtlasIntel, com 46% a 43,5%, um cenário de empate técnico, quanto na Paraná, que mostram uma distância bem maior: 48,1% a 35,9%.
No caso do último instituto, a distância entre os dois aumentou. Boulos tinha 37,6% no levantamento prévio, também de maio, e Nunes tinha 46,8%.
O Datafolha não expôs cenário de segundo turno entre os dois principais candidatos da corrida em São Paulo.
Disparidades
A publicação tão próxima de pesquisas sobre a mesma corrida projeta o cenário de disputa por números que marcou as últimas eleições no Brasil. Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, comentou a disparidade entre os números de seu instituto e do Datafolha.
“Mesmo com um desempenho forte do Marçal nas duas pesquisas, os números do Atlas e do Datafolha divergem completamente sobre o cenário em São Paulo. A soma dos candidatos de direita no Datafolha é de 48pp vs. os 24pp de Boulos. Eu pessoalmente acho bastante inverossímil”, postou em seu perfil no X.
O comentário segue: “Uma referência relevante: na última eleição presidencial, Lula obteve 51% dos votos em São Paulo. De acordo com a pesquisa Datafolha, aprox. 40% dos eleitores do Lula não tem atualmente uma preferência pelo Guilherme Boulos. Me parece um percentual bastante alto”.
“Na pesquisa Datafolha de março, Boulos pontuava 30%. Agora tem 24%. Para onde foram parar 6pp do Boulos num contexto em que nenhum candidato de esquerda ou de centro subiu?”, finaliza Roman.
Escolha sua pesquisa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)