Após atraso, Porto Alegre envia dados para famílias receberem benefício
O prazo para as prefeituras cadastrarem as famílias começou em 20 de maio, mas a administração da capital gaúcha só encaminhou a confirmação dos dados nesta terça, 28
A prefeitura de Porto Alegre enviou nesta terça-feira, 28, o primeiro lote de dados para o pagamento do Auxílio Reconstrução do governo federal, que prevê a transferência de 5,1 mil reais, via Pix, às vítimas das enchentes causadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
O prazo para as prefeituras cadastrarem as famílias começou em 20 de maio, mas a administração da capital gaúcha só encaminhou a confirmação dos dados nesta terça.
O benefício começou a ser pago na segunda-feira, 27.
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, 25 mil famílias serão beneficiadas no primeiro lote.
“Encaminhamos hoje o primeiro lote para pagamento do Auxílio Reconstrução com dados de 25 mil famílias. A prioridade foi para pessoas desabrigadas/desalojadas. No segundo lote, será priorizado o Registro Unificado, conforme a Mancha de Inundação”, publicou a prefeitura no X, antigo Twitter.
Vale Reconstrução
O governo federal anunciou em 15 de maio a criação de um auxílio de 5,1 mil reais para as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Batizado de “Vale Reconstrução”, o programa será destinado para a população de baixa renda e para as pessoas que perderam suas residências.
Segundo Rui Costa, ministro da Casa Civil, a medida deve beneficiar 200 mil famílias. O custo é estimado em R$ 1,2 bilhão de reais, mas pode aumentar até o fim das chuvas.
“Todas as pessoas que perderam seu objetos. A comprovação se dará apenas pelo endereço que a pessoa mora. Quem perdeu todos os documentos vai lá, diz seu CPF. Vai ser via aplicativo da Caixa, com a autodeclaração das pessoas. E esse endereço, evidente, será checado“, disse Rui Costa.
Segundo o ministro da Casa Civil, as famílias em estado de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul serão incluídas na folha de pagamento do Bolsa Família. A medida visa garantir uma renda durante o período da calamidade pública e reconstrução do estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)