Nível do Guaíba volta a ficar abaixo de 4 metros em Porto Alegre
A última medição, realizada às 11h desta segunda-feira, mostrou que o nível do Guaíba estava em 3,95 metros
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, registrou mais uma queda e ficou abaixo dos 4 metros nesta segunda-feira, 27. De acordo com os dados hidrológicos da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, a régua de medição instalada temporariamente na Usina do Gasômetro marcou o nível do lago em 3,99 metros (m) às 1 hora da madrugada.
A última medição, realizada às 11h desta segunda-feira, mostrou que o nível do Guaíba estava em 3,95 m. Apesar da diminuição, esse valor ainda representa quase 1 metro acima da cota de inundação da região do Centro Histórico de Porto Alegre, que é de 3 metros. Como resultado, várias regiões da capital gaúcha continuam alagadas.
Cheia histórica do Guaíba
O aumento do nível do Guaíba começou em 3 de maio, como consequência das chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final de abril. Essas chuvas provocaram cheias nos rios que desaguam no lago, como o Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí, além de receber águas dos arroios localizados em suas margens.
Em 6 de maio, o Guaíba atingiu seu nível recorde, alcançando 5,33 metros em Porto Alegre. Após um breve recuo das águas na semana passada, na sexta-feira, 24, o lago voltou a subir rapidamente, com as águas aumentando em 45 centímetros em apenas 14 horas.
Alerta de chuvas e ventos
Diante da possibilidade de chuvas intensas, entre 50 e 100 milímetros por dia, e ventos com velocidades entre 60 e 100 km/h, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo. Essas informações foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O mau tempo também representa riscos como descargas elétricas, interrupção de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos até as 21h desta segunda-feira.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo em locais seguros, manter-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, evitar entrar em áreas alagadas, observar alterações nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.
Alerta para ciclone
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou para a formação de um ciclone que também deve impactar a região. Segundo ele, esta segunda-feira será difícil para alguns municípios do estado. “Tem um ciclone se formando no mar e que vai trazer ventos fortes e chuva para os municípios da região leste do estado“, disse ele em um vídeo publicado no Instagram.
O governador ressaltou que a região não deve enfrentar um aumento significativo no nível dos rios ou do Guaíba, devido ao volume de chuvas previsto, mas destacou que municípios que já estão com seus sistemas de drenagem comprometidos, como a capital Porto Alegre e outros municípios da região, podem enfrentar transtornos significativos devido à chuva prevista para esta segunda-feira e também parte da terça-feira, 28.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)