Vale aprova consultoria que escolherá novo CEO da mineradora
Sucessão na liderança da mineradora foi tumultuada em janeiro deste ano após rumores de que Lula tentava emplacar Mantega para o cargo
O Conselho de Administração da mineradora brasileira Vale concordou com a contratação da consultoria de padrão internacional Russell Reynolds para auxiliar a companhia no processo de seleção dos três nomes a serem apresentados ao colegiado para o cargo de CEO da empresa.
O atual presidente, Eduardo Bartolomeo, fica no cargo para fazer a transição para a nova liderança, no início de 2025, e deve atuar como membro do Conselho de Administração até 31 de dezembro do do próximo ano.
O processo de sucessão de Bartolomeu ganhou destaque no noticiário após o presidente Lula ter tentado colocar ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no cargo.
Em janeiro deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, teria ligado para conselheiros da mineradora para que defendessem a candidatura de Mantega à presidência da companhia.
Segundo os rumores da época, o ministro teria sido incisivo sobre o assunto e deixado claro que o presidente Lula queria o companheiro no principal assento executivo da empresa e não em uma cadeira do conselho, como chegou a circular alguns dias antes.
Naquele 24 de janeiro, as ações da mineradora, que operavam em alta de cerca de 2%, fecharam em queda de 1% com o noticiário.
Após a confusão, o conselho da Vale decidiu renovar o contrato de Bartolomeu até o fim de 2024. Em maio, quando se encerraria o período original do CEO, o colegiado divlgou o cronograma com os passos para a troca do CEO, que está prevista para ocorrer até o final deste ano, com a posse do novo presidente da empresa em 1º de janeiro.
Com a divulgação da contratação da consultoria Russel Reynolda para o trabalho de head hunting, a empresa reafirmou, em nota, que o processo de sucessão segue o estatuto social da companhia e a legislação aplicável.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)