Um dos epicentros da tragédia no RS é alvo de disputa entre Lula e Bolsonaro
Petistas e bolsonaristas disputam o eleitorado em uma cidade que é conhecida por ser um dos maiores polos militares do país
Considerada uma das mais importantes cidades do Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria, bem no centro do Estado, foi um dos epicentros da tragédia das chuvas que se expandiu para a maior catástrofe do país nos últimos anos.
É lá também que a polarização política movimenta as principais peças políticas do cenário nacional. Tanto o presidente Lula (PT) quanto o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) estão atentos ao que ocorre lá, e já garantem presenças nos palanques dos candidatos à prefeitura da cidade.
O primeiro que visualizou publicamente a importância da eleição para a prefeitura de Santa Maria foi Bolsonaro. O ex-presidente era aguardado na cidade para um grande ato no dia 17 de maio, quando Santa Maria completou 166 anos.
Bolsonaro estaria na cidade para lançar o vereador Tubias Callil (PL) como candidato à prefeitura. Caravanas do estado inteiro já estavam organizadas para o grande palanque bolsonaristas. Mas as chuvas, que inviabilizaram a chegada na cidade, aliado a uma internação emergencial de Bolsonaro, adiaram os planos do ex-presidente.
Os bolsonaristas, contudo, já garantiram que Bolsonaro estará no palanque de Callil por pelo menos duas ocasiões durante a eleição.
Do lado petista, Lula não estava previsto para o lançamento da candidatura de Valdeci Oliveira (PT) a prefeito. Valdeci, que é deputado estadual, já estava lançado pelo PT quando a tragédia das chuvas ocorreu. Lula, porém, fez sua primeira viagem ao Estado direto para Santa Maria. A escolha não foi à toa.
Santa Maria é um dos maiores polos militares do país. É também a cidade natal de Paulo Pimenta, que era ministro da Secretaria de Comunicação, e foi nomeado por Lula como ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Na prática, uma espécie de interventor para as ações para reconstrução do Estado. Com Pimenta já no posto, Lula fez a segunda visita a Santa Maria em 15 dias.
A família Bolsonaro optou pelas regiões serranas do Estado, mas a ida a Santa Maria está no radar, segundo aliados próximos. A ideia é que seja para sacramentar o nome de Tubias Callil como candidato à prefeitura, o que vai colocar mais lenha na eleição que tradicionalmente já é tumultuada.
A eleição em Santa Maria para a presidência da República foi apertada. Lula venceu na cidade com pouco mais de 6 mil votos de diferença de Bolsonaro. Já a disputa pela prefeitura teve como vencedor o tucano Jorge Pozzobon, que venceu exatamente sobre Valdeci Oliveira, o mesmo que agora é candidato do PT. Valdeci perdeu a eleição em segundo turno por 226 votos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)