Scarlett Johansson acusa OpenAI de copiar sua voz
OpenAI suspende voz do ChatGPT após acusação de imitação da voz da atriz, que foi a voz de uma assistente IA em "Her" (2014)
Scarlett Johansson está “irritada e incrédula” com a OpenAI, que lançou recentemente uma nova voz para seu aplicativo ChatGPT que, segundo Johansson, é muito similar à sua. A OpenAI suspendeu o uso da voz após receber duas notificações dos advogados da atriz.
Na última segunda, Johansson declarou que o CEO da OpenAI, Sam Altman, havia tentado contratá-la no ano passado para dar voz ao sistema ChatGPT 4. Apesar de considerar a proposta, a atriz recusou por motivos pessoais. “nove meses depois, amigos, familiares e o público em geral notaram a semelhança entre minha voz e a do sistema ‘Sky’”, afirmou Johansson.
Altman admitiu que “Her” (2014), filme em que Johansson dublou um sistema de IA (foto), é seu favorito (veja o trailer abaixo). Após o lançamento da voz, Altman escreveu em sua conta do X “Her”, numa referência direta ao filme.
Processo reação da OpenAI
Scarlett Johansson decidiu contratar advogados para lidar com a situação após ouvir a demo do sistema. Em resposta, a OpenAI suspendeu o uso da voz “Sky”, negando qualquer intenção de imitar a atriz. “A voz de Sky não é de Scarlett Johansson e nunca foi destinada a se parecer com a dela”, disse Altman.
Essa não é a primeira vez que Johansson enfrenta uso não autorizado de sua voz. Em novembro passado, a atriz processou um aplicativo de geração de imagens de IA por usar sua voz e imagem sem permissão em um anúncio.
Google anuncia a “Era Gemini” (oantagonista.com.br)
Gigantes da IA firmam novos compromissos de segurança (oantagonista.com.br)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)