O fim da onda de calor no Brasil
Espera-se que esse período de calor intenso termine a partir de amanhã, 21, com o fim da quarta onda de calor que se instalou no país
Uma grande massa de ar seco que estava atuando sobre o interior do país começará a perder força ao longo desta semana. Nos últimos dias, a passagem de uma frente fria enfraqueceu a condição de bloqueio atmosférico nas áreas mais centrais do país, permitindo a entrada de umidade e uma leve diminuição do calor entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e os estados da Região Sul.
Segundo o Climatempo, agora, ao longo desta semana, a alta pressão que ainda influencia essas regiões começará a se deslocar para alto mar, resultando na chegada de uma nova frente fria, trazendo mudanças já para o meio e final da próxima semana.
Onda de calor termina, mas as temperaturas continuam altas
O mês de maio começou com temperaturas acima do normal para esta época em vários estados brasileiros, incluindo Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O calor intenso chamou a atenção até mesmo em Santa Catarina e no Paraná nas primeiras semanas do mês. A partir de amanhã, 20 de maio, espera-se que esse período de calor intenso termine com a finalização da quarta onda de calor que se instalou no Brasil e que foi ainda mais duradoura.
Apesar do fim desse período, ainda teremos uma semana inicialmente quente e seca em áreas do interior do país, abrangendo desde Minas Gerais até Goiás, regiões do Distrito Federal, cidades do centro-sul do Tocantins, estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do interior de São Paulo. No entanto, as temperaturas máximas estarão dentro da normalidade, com o calor oscilando nos próximos dias.
Temperaturas acima da média
A onda de calor é caracterizada por um período de pelo menos 5 dias consecutivos com temperaturas máximas acima de 5°C acima da média. Nesse cenário, teremos temperaturas acima de 30°C, chegando a 33/34°C em muitas cidades.
O calor pode ser intenso em alguns pontos do interior de São Paulo, norte do Paraná e Mato Grosso do Sul, mas não será considerado uma onda de calor devido ao intervalo menor de dias seguidos com altas temperaturas. Teremos um padrão mais seco, típico do outono, com muitas horas de sol, o que eleva as máximas.
A tendência é que a semana termine com a chegada de uma nova e forte frente fria, trazendo um ar polar mais abrangente e aumentando as condições de chuva entre sexta-feira e o próximo final de semana. Isso trará alívio para as altas temperaturas!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)