Crusoé: O recado do Papa para os bispos conservadores americanos
Em entrevista ao programa 60 Minutes, líder da Igreja Católica Romana falou sobre bispos americanos contrários a seu mandato
Aos 87 anos, o papa Francisco deu uma rara entrevista para o programa 60 Minutes, um dos principais da TV americana. transmitida neste domingo, 19, a fala do sumo pontífice trouxe novamente as visões do argentino para as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza, assim como um recado para os bispos conservadores que são oposição ao seu papado — incluindo aí os representantes americanos, que seriam seu principal contraponto público.
“Conservador é aquilo que se pendura a algo e não quer ver além daquilo. É uma atitude suicida”, disse à repórter Norah O’Donnell. “Porque uma coisa é levar a tradição em conta, considerar situações do passado, mas outra bem diferente é estar preso em uma caixa dogmática.”
A entrevista é uma resposta a um grupo que tem se mostrado como o mais publicamente rebelde ao papado de Jorge Mario Bergoglio. Em novembro de 2023, em um ato raro, o papa —que representa setores mais progressistas na Igreja— demitiu o cardeal americano Joseph Strickland, crítico à sua condução. Strickland acusou, pelas redes sociais, o sumo pontífice de “minar o depósito da fé”, expondo publicamente um racha do franciscano com setores mais conservadores no Vaticano.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)