Liberdade de imprensa ou liberdade do preso?
Deltan Dallagnol explicou à Folha de S. Paulo por que a Folha de S. Paulo não pode entrevistar o criminoso Lula: “Na nossa visão, não é uma questão de liberdade de imprensa, mas sim de liberdade do preso...
Deltan Dallagnol explicou à Folha de S. Paulo por que a Folha de S. Paulo não pode entrevistar o criminoso Lula:
“Na nossa visão, não é uma questão de liberdade de imprensa, mas sim de liberdade do preso. Quando alguém é preso, ele tem alguns de seus direitos restringidos. Não pode sair para passear, assistir à televisão, ter acesso à internet, usar o telefone – embora isso restrinja sua liberdade de expressão. Do mesmo modo, também há uma restrição à possibilidade de entrevistas.
Entendemos que o preso pode se manifestar em relação ao mundo exterior, sim, mas por meio de cartas e do contato com seus advogados e familiares.
Se o STF entender de modo diferente, nós vamos cumprir aquilo que ele decidir. Agora, se há um direito de entrevista por um determinado veículo ou jornalista, ele também vai existir em relação a outros jornalistas e veículos para os quais o preso concordar em dar entrevista. O que a força-tarefa fez foi se posicionar para garantir um acesso democrático dos veículos de comunicação a essa entrevista.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)