Lira e Pacheco declinam do convite de Lula para viagem ao RS
Presidentes da Câmara e do Senado alegaram compromissos do Legislativo e não embarcaram com o presidente e seus ministros para o estado nesta quarta-feira, 15
O presidente Lula (PT) embarcou na manhã desta quarta-fira, 15, para Porto Alegre, onde pretende apresentar um pacote de benefícios para as famílias do Rio Grande do Sul (RS). O petista planejou desembarcar no estado com representantes dos Três Poderes, mas os presidentes Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, declinaram do convite.
Ambos alegaram compromissos do Legislativo e não embarcaram com Lula. Na madrugada desta quarta, a Câmara aprovou o projeto do governo que permite a suspensão do pagamento da dívida do RS por 36 meses. O Senado analisará o texto ainda nesta tarde.
Ao lado de Lula, embarcou apenas o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é a terceira visita do petista ao estado atingido pelas fortes chuvas das últimas semanas.
Ministros
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda); Waldez Góes (Integração); Jader Filho (Cidades); Renan Filho (Transportes); Nísia Trindade (Saúde); José Múcio Monteiro (Defesa) e Marina Silva (Meio Ambiente) também acompanham a visita ao RS.
Escolhido para comandar as ações federais no Rio Grande do Sul, o atual ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, também integra a comitiva presidencial.
Auxílio ao Rio Grande do Sul
Durante a visita de Lula ao RS, o governo deve anunciar o pagamento de um auxílio de R$ 5 mil para cerca de 100 mil famílias. O programa será chamado de “Auxílio Reconstrução”.
O auxílio deve ser pago em uma única prestação. Segundo o governo, o programa tem o objetivo de ajudar as pessoas do RS a comprarem itens básicos que foram perdidos com as inundações, como cama, geladeira ou fogão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)