Lucro do BB cresce quase 9% em um ano
Junto com resultado, Banco do Brasil também anunciou pagamento de proventos de cerca de R$ 0,45 brutos por ação a serem pagos em 21 de junho
O Banco do Brasil registrou lucro líquido ajustado de 9,3 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 8,8% em relação aos três primeiros meses de 2023.
A rentabilidade do banco, medida pelo ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido na sigla em inglês) ficou em 21,7% no período, em linha com os 21,9% do Itaú nos mesmos três meses. Esses foram os dois melhores números para o setor no Ibovespa.
O lucro contábil somou 8,782 bilhões de reais no trimestre, com avanço de 7% na base anual.
O banco destacou a estratégia calcada no fígital (atendimento físico mais digital), a melhora na carteira de crédito e o resultado da tesouraria da instituição como os principais impulsos para o resultado.
De acordo com release do BB, “na comparação com o 1T23 (primeiro trimestre de 2023), as receitas de crédito e o resultado de tesouraria, alavancaram as receitas financeiras, que aliadas à queda das despesas financeiras, resultaram em 21,6% de crescimento da margem financeira bruta“.
A carteira de crédito total alcançou 1,138 trilhão de reais (+10,2% em base anual), e a taxa de inadimplência acima de 90 dias) ficou estável em 2,9% na base anual, com alta de 0,3 ponto percentual na comparação trimestral.
A instituição explicou ainda que “a despesa de PCLD (Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa) ampliada (+45,9%) está alinhada ao tamanho da carteira de crédito e reflete também os movimentos de normalização dos índices de inadimplência das carteiras PJ e Agro, que estavam abaixo da média histórica”.
As despesas foram reduzidas em 14,4% na comparação trimestral, mas permaneceram altas em base anual, com avanço 45,9%.
Proventos do BB
O Banco do Brasil também anunciou o pagamento de dividendos e JCP (juros sobre o capital próprio) no valor total de 940,587 milhões de reais em dividendos e 1,673 bilhão de reais em JCP.
Os valores por ação devem ficar em 0,16 reais por ação em dividendos e 0,29 por papel em JCP. A data de pagamento dos proventos está prevista para 21 de junho a todos aqueles detentores de ações no dia 11 de junho deste ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)