Governo Lula ignora chuvas e mantém Concurso Público Nacional no RS
Concurso Público Nacional Unificado é mantido no RS apesar das chuvas fortes que assolam o Estado
Apesar das severas condições climáticas que assolam o estado do Rio Grande do Sul, o governo federal confirmou a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido popularmente como “Enem dos Concursos”. A medida foi divulgada por meio de um comunicado oficial emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nessa quinta-feira (2).
Na manifestação, o governo federal informa apenas que “envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”.
Contudo, não fala como, nem as alternativas para contornar as enchentes que assolam todo o estado.
Até o momento, 29 pessoas morreram após as fortes chuvas; outras 60 pessoas estão desaparecidas. Segundo balanço da Defesa Civil, 154 municípios gaúchos foram afetados até o momento.
Mais cedo, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), classificou a enchente como a maior da história:
“Será pior do que qualquer enchente que vocês já viram aqui no Município. Será pior que a pior enchente já registrada que foi a de 1941. Isso vai acontecer no início dessa madrugada e no início da manhã de amanhã [sexta-feira, 3.]” disse o governador.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica que a situação pode se agravar nas próximas horas e dias. O bloqueio persistente na região Sul concentra as chuvas principalmente em Santa Catarina. Avisos meteorológicos estão em vigor para o norte do RS e Santa Catarina, com previsão de retorno das chuvas para Porto Alegre.
No entanto, a partir do sábado, 4, espera-se uma diminuição das chuvas, que devem se tornar mais isoladas e de menor intensidade. No entanto, existe a possibilidade de pancadas retornarem na próxima semana.
O CPNU é um sistema instituído neste ano pelo governo Lula para ingresso em carreiras federais, abrangendo mais de 20 órgãos do governo, incluindo ministérios e agências reguladoras. O concurso oferece vagas para variados níveis acadêmicos, desde médio até superior, e é estruturado em oito blocos temáticos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)