Lira e Renan disputam até vice-prefeito de Maceió
Adversários em Brasília, o presidente da Câmara e o senador tentam ampliar o número de municípios nas mãos de aliados
Em meio ao jogo de xadrez político que disputam no estado de Alagoas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) traçaram um objetivo comum para a eleição municipal de 2024: indicar os candidatos a vice-prefeito de Maceió nas chapas que apoiarem.
Adversários em Brasília, eles tentam ampliar o número de municípios nas mãos de aliados.
Os planos de Lira
O presidente da Câmara trabalha para evitar um “balão” do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, e indicar alguém mais próximo a ele, como o ex-deputado estadual Davi Davino Filho ou a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, prima de Arthur Lira.
Segundo O Globo, o prefeito JHC deseja, no entanto, disputar a reeleição com o senador Rodrigo Cunha (Podemos) como vice, o que poderia colocar Eudócia Caldas, mãe de JHC, uma cadeira no Senado, já que ela é suplente de Cunha.
Os interesses de Renan Calheiros
O senador Renan Calheiros, por sua vez, deseja atrair o PT, de Lula e Gleisi Hoffmann, para a candidatura de Rafael Brito (MDB) em Maceió.
O problema para o parlamentar é que o Partido dos Trabalhadores tem seu próprio pré-candidato na capital de Alagoas: o advogado e presidente do diretório municipal da sigla, Ricardo Barbosa.
O PSB e o próprio MDB também pleiteiam o posto de vice na chapa encabeçada por Rafael Brito.
Lira x Renan
Atualmente, 63 dos 102 municípios do estado de Alagoas são administrados pelo MDB, de Renan Calheiros, enquanto 27 são administrados pelo PP, de Arthur Lira.
Enquanto o candidato do presidente da Câmara é favorito à reeleição em Maceió, o senador quer aliados em cinco cidades da Região Metropolitana: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Coruripe e Delmiro Gouveia.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)