Rússia prende mais um jornalista por gravar vídeo com equipe de Navalny
O russo Sergei Karelin, que trabalhava para a Associated Press, foi detido menos de 24 horas depois de Konstantin Gabov
Um segundo jornalista russo foi preso acusado de “extremismo” por participar da produção de vídeos para a equipe do opositor Alexei Navalny (foto), morto em fevereiro.
O russo Sergei Karelin, que trabalhava para a Associated Press, foi detido menos de 24 horas depois de Konstantin Gabov, preso no sábado.
A Associated Press afirmou estar “muito preocupada” com a prisão e diz buscar mais informações sobre o caso.
Karelin e Gabov são acusados de participação na preparação de vídeos para o canal do YouTube NavalnyLIVE, da equipe do opositor Alexei Navalny.
A maioria dos colaboradores de Navalny está no exílio; outros foram condenados a longas penas de prisão. Nos últimos meses, as autoridades russas intensificaram a pressão sobre os meios de comunicação independentes e estrangeiros no país.
A morte de Navalny
Alexey Navalny, 47 anos, a figura de oposição mais proeminente na Rússia, morreu enquanto cumpria pena em uma colônia penal russa.
Sua morte, em circunstâncias ainda não esclarecidas, adicionou mais um capítulo trágico à longa história de repressão enfrentada pelos críticos de Vladimir Putin, um padrão que tem visto opositores forçados ao exílio, presos, ou em alguns casos, mortos ou envenenados.
Antes de sua prisão, Navalny liderou um movimento oposicionista e foi uma voz crítica contra a administração de Putin, acusando o governo do ditador russo de corrupção generalizada.
Em agosto de 2020, ele foi envenenado com Novichok, uma neurotoxina, durante uma viagem à Sibéria, quase perdendo a vida. Após se recuperar na Alemanha, seu retorno à Rússia em janeiro de 2021 resultou em prisão imediata.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)