Semana no mercado teve dólar e juros em queda e bolsa em alta
Entre os destaques, o dólar registrou a primeira semana de desvalorização após sete consecutivas de avanço sobre o real
Os números do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) bem melhor que o esperado pelo mercado coroou uma semana positiva para os ativos nacionais. Nesta sexta-feira, 26, os dados de inflação impulsionaram a melhora nas taxas futuras de juros e os ganhos do Ibovespa, principal índice acionário brasileiro.
Os juros futuros com vencimentos em até 27 meses terminaram o período em queda de até 15 pontos base e passaram a precificar um segundo corte de 0,25 ponto percentual na Selic até o fim do ano. Na semana anterior, o mercado havia reagido à mudança na meta fiscal e a dados econômicos americanos e abandonado a expectativa por mais de um corte na taxa básica de juros.
A melhora de humor na renda fixa também se refletiu em ganhos no mercado acionário, com o Ibovespa interrompendo a sequência de três semanas em queda. Desta vez, o indicador chegou à sexta-feira com ganhos acumulados de 1,12%, aos 126,5 mil pontos.
As principais altas do período ficaram com Pão de Açúcar (11,74%), Yduqs (10,98%) e Cogna (10,15%). Destaque também para as ações da Petrobras que registrou a melhor semana desde janeiro, com a confirmação da distribuição de 50% dos dividendos extraordinários retidos. As ações preferenciais da estatal acumularam 4,95% de valorização no período enquanto as ordinárias avançaram 5,07%.
Do lado negativo, a siderúrgica Usiminas, que abriu a temporada de resultados do indicador, terminou a semana com desvalorização de 17,88%. Casas Bahia (12,54%) e Magazine Luiza (7,14%) completaram o pódio das principais quedas do Ibovespa no período.
O dólar perdeu força contra o real e chegou ao fim da semana com uma queda acumulada de 1,64%, cotado a 5,12 reais. O recuo da divisa americana interrompeu uma sequência de sete semanas consecutivas de ganhos para a moeda dos Estados Unidos contra a brasileira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)