Crusoé: Lula manda seu chanceler para celebrar Revolução dos Cravos
Mauro Vieira está em Lisboa representando o governo brasileiro em cerimônia que lembra meio século do retorno à democracia em Portugal
Mauro Vieira, o chanceler de Lula, está em Lisboa como enviado do governo brasileiro para as cerimônias sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos, celebrados nesta quinta-feira, 25.
Durante o dia, Mauro Vieira encontrará Paulo Rangel, que é o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. É a única agenda bilateral do dia, que ainda deve contar com cerimônias na Assembleia portuguesa.O Itamaraty não disse o porquê da ausência de Lula no evento português, mas ela tem raízes na última visita do chefe de Estado brasileiro ao país, há exatos 12 meses. À época, o Parlamento de Portugal vetou o discurso de Lula na sessão solene de 25 de abril. A participação do presidente brasileiro chegou a ser anunciada, mas não foi aprovada.Desde então, com a esquerda perdendo o governo no país para a direita (e a ascensão do Chega!, partido de viés conservador), o líder desta legenda, André Ventura, chegou a afirmar que, proibiria a entrada de Lula no país durante os festejos da revolução se fosse eleito primeiro-ministro.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)