Apagão no Amazonas
O apagão ocorreu neste domingo por volta das 15h quando os circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus foram desligados
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou hoje que o abastecimento de energia nas cidades amazonenses afetadas por um apagão, neste domingo, 14, será completamente restabelecido ainda hoje.
A interrupção ocorreu por volta das 15h, quando os circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus, de propriedade da Amazonas Energia, foram desligados, deixando grande parte da capital amazonense e cidades do interior sem luz, como Presidente Figueiredo, Manacapuru e Iranduba.
Abastecimento de energia
Segundo informações do Ministério das Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia já foi retomado em 84% da região afetada e a expectativa é que chegue a 100% até o final do dia.
“Esses 84,6% já estabelecidos correspondem a 93% da população e indústria da capital. Quase toda a população já está incluída. Agora estamos mais restritos às subestações e questões pontuais do setor“, afirmou o ministro Alexandre Silveira durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20, em Brasília.
A concessionária de energia do estado, Amazonas Energia, também informou que o fornecimento de energia em Manaus já está normalizado. Após os procedimentos operacionais coordenados pelo ONS e manobras internas da distribuidora, o sistema elétrico da capital amazonense foi restabelecido.
Investigações
Para investigar as causas do incidente e acompanhar o suprimento energético, o ministro determinou a instalação de uma sala de situação. Essa sala será responsável por elaborar um relatório detalhado sobre a ocorrência, com foco na identificação da causa raiz que originou o desligamento das linhas de transmissão.
Segundo o ministro, é inevitável que ocorram eventos no setor elétrico, principalmente em um país transcontinental como o Brasil. No entanto, é inadmissível que esses incidentes se repitam pelos mesmos motivos. Ele ressaltou a importância de utilizar esses episódios como aprendizado para que eventuais problemas futuros sejam cada vez mais raros e de menor proporção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)