Anne Dias na Crusoé: Tudo o que Musk fez pelo Brasil
O empresário sul-africano desafiou o status quo e mostrou que, quando a liberdade de expressão está em jogo, quem precisa ganhar nesta disputa é o brasileiro
Se eu pudesse escolher ser outra pessoa, teria grandes chances de escolher ser Elon Musk. Não apenas por sua incrível fortuna e gigantes conquistas no campo da tecnologia espacial, mas também por sua habilidade única de abalar as estruturas políticas de qualquer país. E o alvo da vez foi, felizmente, o Brasil.
Após as declarações do jornalista Michael Shellenberger, que expôs a troca de e-mails entre funcionários da empresa X sobre os atos antidemocráticos de Alexandre de Moraes, visando censurar apoiadores de Jair Bolsonaro, Elon Musk decidiu soltar o verbo. Ele confrontou publicamente Moraes, anunciando sua intenção de desobedecer as suas ordens e reabilitar perfis censurados pelo magistrado. E, por meio de uma dezena de tuítes, Musk desafiou o status quo e mostrou que, quando a liberdade de expressão está em jogo, quem precisa ganhar nesta disputa é o brasileiro.
Então, vamos aos resultados dos tuítes do bilionário. Começando pelo famoso PL das ‘Fake News’ (PL 2630), amplamente discutido no ano passado, que deixou claro o impacto da temática ao dividir o país entre aqueles que defendiam a regulação das mídias e os que viam nisso uma forma de censura. Com a intensificação do embate entre Musk e Moraes, a Câmara dos Deputados decidiu arquivar o PL e iniciar do zero a discussão sobre um novo texto. Um grupo de trabalho será formado para revisar completamente o projeto. Essa decisão reflete o perfil da elite política brasileira que se desespera ao ver o tema em pauta mais uma vez, tendo sempre a ânsia de regular as mídias para controlar qualquer opinião expressa nas plataformas. É claro que com as provocações do dono do X, o risco da aprovação de um projeto que restrinja ainda mais a liberdade de expressão é iminente, mas o que se avalia aqui é como um empresário sul-africano consegue ter mais força política do que todo o Congresso brasileiro.
Outro…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)