Crusoé: Shellenberger fala ao Senado de “complexo industrial da censura”
Jornalista americano que foi um dos responsáveis pelo Twitter Files Brasil disse que não houve coordenação com o bilionário Elon Musk e criticou decisões do governo Lula
O jornalista americano Michael Shellenberger, responsável pela divulgação dos Twitter Files, falou nesta quinta, 11, na Comissão de Comunicação e Direito Digital no Senado.
Shellenberger se disse decepcionado com o presidente Lula, que ele entrevistou pessoalmente.
“Eu fiz uma entrevista com o Lula. Uma coisa que me atraía nele era o seu compromisso com a liberdade. Eu perguntei para ele diretamente: ‘Você quer transformar o Brasil em uma nova Cuba, onde existe censura?’. Ele me disse: ‘Não. O povo brasileiro não quer a censura. Eu também não. Sou brasileiro e gosto da liberdade’“, disse Shellenberger. “Eu acreditava nele. Não sei se ele falou a verdade quando falou comigo. Mas, agora, o governo Lula está propondo muitas medidas, leis e ações para censurar as pessoas, o que realmente me deixa triste e me dá medo.”
Shellenberger disse que o “complexo industrial da censura” está progredindo no Brasil, assim como nos Estados Unidos e em países da Europa, mas que por aqui esse processo tem sido muito mais agressivo.
“As demandas de Alexandre de Moraes são muito fortes. Isso é muito sério. Ele está agindo como… Para nós, ele parece um legislador, e não apenas como um juiz. Nossa Suprema Corte (nos Estados Unidos) ainda é uma instituição para balancear as paixões. Vocês talvez saibam que a Corte Suprema do meu estado, em que eu cresci, o Colorado, retirou Trump da cédula eleitoral. Mas a Suprema Corte, federal, com nove votos a zero, decidiu que o Trump poderia continuar. Para ver, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior eleitoral) se comportam dessa maneira, com muita agressividade, isso é uma coisa chocante.”
Shellenberger afirmou que ganha o seu salário como um jornalista “dedicado a revelar as verdades” e “lutar contra a desinformação“.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)