O fim melancólico da parceria da 3G Capital com Warren Buffett
A empresa conhecida pelo trio de fundadores mais famosos Lemann, Sicupira e Telles encerrou a participação na Kraft Heinz
A empresa 3G Capital, dos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, não faz mais parte da gigante de alimentos global Kraft Heinz. A gestora brasileira vendeu todo as ações que detinha no negócio durante o último trimestre de 2023, de acordo com a rede americana CNBC.
A 3G era dona de 16,1% das ações da Kraft Heinz, empresa que ajudou a fundar em uma fusão que contou com o auxílio do lendário investidor americano Warren Buffett, em 2015. O mago de Omaha, como também é conhecido Buffet, havia comprado a Heinz dois anos antes e é visto, ao lado do trio brasileiro, como o principal arquiteto da combinação dos negócios entre a Kraft Foods Group e a Heinz Company.
A saída do grupo brasileiro é o desfecho esperado para uma participação marcada fraude e controvérsias. A 3G, que também é uma das principais acionistas da Americanas, começou a reduzir a posição na Kraft Heinz no ano de 2018.
Na mesma época, a SEC (Securities Exchange Comission) iniciava uma investigação por fraude contábil na empresa americana, que levaria a uma baixa contábil de mais de 15 bilhões de dólares, multa de 62 milhões de dólares e diversas ações coletiva de Fundos de Pensão e grupos de investidores na Justiça americana.
Naquele ano, a 3G se desfez de 25 milhões de ações, impulsionando uma queda 4% nas ações e a questionamentos de investidores. Em 2021, Lemann saiu do conselho da empresa; no ano seguinte, foi a vez de Alexandre Behring, também sócio da 3G. No fim do ano passado, o grupo finalmente encerrou a participação na empresa.
Warren Buffett permanece firme na companhia de alimentos. De acordo com dados públicos, a empresa do megainvestidor, a Berkshire Hathaway era a principal acionista da Kraft Heinz no final do ano passado, com 26,77% do total de ações da gigante global de alimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)