Crusoé: Lula e JBS, o reencontro
Presidente deve ir no final da semana a Campo Grande, em cerimônia com empresa fruto de uma das políticas-símbolo do compadrio petista
Lula vai nesta sexta-feira, 12, a uma fábrica da JBS em Campo Grande, acompanhar o primeiro embarque de carne para a China a partir de plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. O presidente finalmente irá se reencontrar com a empresa processadora de proteína animal que foi um dos símbolos da política econômica petista por duas décadas.
A fábrica dos irmãos Batista é uma das 38 que foram habilitadas pela China em 12 de março. Segundo o comunicado oficial do governo, são 24 de processamento de bovinos, oito de frangos, além de um de termoprocessamento — além de cinco entrepostos. Antes da última atualização, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos e 17 de suínos.
Não haveria, aparentemente, muita razão para Lula visitar especificamente a fábrica no estado de sua ministra do Planejamento, Simone Tebet. Mas a agenda marca o reencontro da empresa e do presidente que a alçou ao status de gigante mundial no setor, graças à sua política de “campeões nacionais”.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)