Milei enviará novo pacotão de reformas ómnibus ao Congresso
Projeto anterior de Milei se desidratou em semanas de debate e acabou derrubado no plenário da Câmara dos Deputados no início de fevereiro
Dentro dos próximos dias, o presidente da Argentina, Javier Milei, deve anunciar um novo pacotão de reformas ómnibus, como são chamados os projetos de lei amplos que a Casa Rosada tende a enviar ao Congresso em início de mandato.
Essa será a segunda vez que o governo Milei apresenta essa iniciativa.
O projeto anterior perdeu mais da metade dos 600 artigos originais ao longo de semanas de debates e acabou derrubado no plenário da Câmara dos Deputados no início de fevereiro.
A expectativa é que o novo projeto de lei ómnibus seja tratado em fase de comissões, primeira etapa do trâmite legislativo, a partir da próxima semana.
O governo teve duas reuniões de negociações nos últimos dias, uma com governadores, na quinta, 4 de abril, e outra com congressistas, nesta segunda, 8.
Por que apresentar um novo projeto de lei ómnibus em abril?
O timing pode não aparentar ser o melhor para o governo.
Apesar da inflação estar em desaceleração desde janeiro, o custo de vida continua a crescer acima dos salários.
Além disso, o governo tem outros embates diretos no Congresso, com dois decretos presidenciais sob escrutínio legislativo, e a perspectiva de um protesto e greve geral da principal central sindical do país para a virada do mês.
Por outro lado, Milei ainda conta com capital político para apostar, pela segunda vez, em um projeto lei ómnibus.
“Milei está usando a vantagem de sua imagem no cenário político como alguém determinado com sua agenda econômica de ajuste fiscal”, diz o cientista político Julio Burdman.
O presidente argentino ainda pode cultivar essa imagem, mas talvez não por muito mais tempo.
Segundo levantamento Aresco de março, 46% dos argentinos acreditam que a sociedade não “pode esperar” mais de seis meses até “ver bons resultados da política econômica”. E, 80% acreditam que a paciência não passa de um ano.
Como andam as negociações com a nova lei ómnibus?
O novo projeto de lei ómnibus deve tramitar ao longo de abril,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)