Nunca se morreu tanto de dengue no Brasil
O Ministério da Saúde contabiliza 2.963.994 casos prováveis da doença, 1.116 óbitos confirmados, além de 1.807 em investigação
O ano de 2024 precisou de apenas 98 dias para bater o recorde de ano mais letal por dengue. O Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza 2.963.994 casos prováveis da doença, 1.116 óbitos confirmados, além de 1.807 em investigação.
Em 2023, que era considerado até então o ano com mais mortes relacionadas à doença, o Ministério da Saúde registrou 1.094 óbitos por dengue.
Essa também é a terceira vez consecutiva que o Brasil bate o recorde de mortes por dengue. Em 2022, foram 1.053 vidas perdidas.
Recorde em menos de quatro meses
2024 se tornou o ano mais letal para a dengue em menos de quatro meses, velocidade que reflete a alta histórica de casos no país.
O coeficiente de incidência da doença é de 1.459,7. Segundo o Ministério da Saúde, a letalidade em casos prováveis é de 0,04, enquanto em casos graves é de 3,93.
Até o momento, 10 estados –Acre, Amapá, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul– e o Distrito Federal decretaram estado de emergência pelo avanço da doença, além de 465 municípios.
Tendência de estabilidade ou queda da dengue
De acordo com o Ministério da Saúde, 20 estados já apresentam tendência de estabilidade ou queda da dengue.
Amapá, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins sinalizam estabilidade, enquanto Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal demonstram tendência de quada dos casos.
Lula gasta menos com campanhas
O governo Lula gastou 61% a menos em 2023 com campanhas de prevenção contra a dengue do que a gestão de Jair Bolsonaro.
O Ministério da Saúde, sob a gestão de Nísia Trindade, investiu 12,2 milhões de reais em campanhas de esclarecimento sobre a doença no ano passado, ante 31,6 milhões de reais gastos no ano anterior.
Esse foi o menor gasto companhas de conscientização sobre a dengue desde 2019, mostram os dados do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federa (Sicom).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)