Em fim de janela partidária, Lula faz incursão pelo Brasil para destravar alianças
Lula tem previstas viagens ao Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. Movimentações coincidem com o fim da janela partidária
O presidente Lula dedica primeira semana de abril a uma série de viagens pelo país. O petista tem prevista passagens pelo Rio de Janeiro, por Pernambuco e pelo Ceará. As movimentações coincidem com o fim da janela partidária, nesta sexta-feira, dia 5 de abril. Esta janela corresponde ao período limite para vereadores mudarem de sigla sem perda de mandato e pessoas que pretendam concorre às eleições municipais deste ano ingressarem em partidos para a disputa.
Rio de Janeiro
A primeira parada do presidente será no Rio de Janeiro, onde ele desembarca nesta terça-feira, 2. Lula tem prevista participação na inauguração de uma unidade de pesquisa e visita a obras de dragagem da Baia de Guanabara.
Ainda no Rio, o presidente também deve participar do ato de filiação de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle Franco, ao PT. Anielle tem sido apontada como um nome de simpatia da primeira-dama, Janja, para ser candidata a vice de Eduardo Paes, que disputará a eleição.
Petistas do Rio, no entanto, têm demonstrado resistência. Da mesma, Eduardo Paes não sinaliza abertura ao nome da ministra.
Pernambuco e Ceará
Lula deve retornar a Pernambuco e ao Ceará pela segunda vez este ano. Na quinta-feira, 4, o presidente estará no interior pernambucano para o lançamento da estação elevatória e de mais um trecho da Adutora do Agreste.
Ele também participa da inauguração de uma fábrica de medicamentos da Hemobrás.
No estado, Lula tenta garantir que o PT integre a vice na chapa de João Campos, que é do PSB, à prefeitura do Recife. O socialista tem empurrado a decisão o quanto pode. Entre os nomes ventilados para o posto está o da senadora Tereza Leitão. Ela no entanto, nega essa possibilidade.
Já no Ceará o presidente Lula também deve entrar nas articulações. No caso de Fortaleza, o PT enfrenta uma disputa interna com pelo menos cinco nomes tentando assegurar o posto de pré-candidato a prefeito da capital. Além disso, quatro partidos aliados ao governador Elmano de Freitas (PT) também querem lançar candidatos.
Oficialmente, a agenda do presidente Lula no Ceará será no município de Iguatu, onde ele assina a ordem de ser para a implantação do ramal do Salgado na sexta-feira. Também há prevista uma visita às obras da Ferrovia Transnordestina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)