Chuva no Espírito Santo contabiliza 19 mortos
Além dos 19 mortos, oito pessoas seguem desaparecidas, mais de 7.200 desalojadas e 411 desabrigadas
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo confirmou mais duas mortes no município de Mimoso do Sul, como consequência das intensas chuvas que têm assolado o sul do estado desde o último sábado, 23.
Com esses novos óbitos, o número de mortes no estado chega a 19, sendo 17 na cidade atravessada pelo Rio Muqui do Sul, onde ainda há seis pessoas desaparecidas, e outras duas em Apiacá.
Em Mimoso do Sul, as ruas continuam alagadas e a população está enfrentando escassez de água potável. O governo estadual está realizando uma campanha para arrecadação e envio de água mineral, cestas básicas e itens de higiene pessoal aos municípios afetados pelas chuvas.
Desabrigados e desalojados
Estima-se que haja 7.287 pessoas desalojadas e outras 411 desabrigadas nos municípios de Apiacá, Mimoso do Sul, Vargem Alta e Bom Jesus do Norte, que foram os mais atingidos pelo desastre.
O governador Renato Casagrande declarou situação de emergência em treze municípios desde o último sábado.
A BR-482 segue interditada entre os quilômetros 35 e 42, nos trechos que ligam os municípios de Alegre a Guaçuí. Além disso, as rodovias estaduais ES-393 e ES-297 também apresentam pontos de interdição.
A Defesa Civil mantém o alerta de fortes chuvas na região sul do estado até terça-feira, 26, com riscos de deslizamentos de encostas nas áreas urbanas e quedas de barreira às margens das rodovias.
Alerta nas Regiões Sul e Serrana do Espírito Santo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu alertas de alta probabilidade para movimentos de massa no Sul Espírito-Santense, exacerbados pelos altos volumes de chuva acumulados e previsões climáticas que antecipam mais precipitação. Pelo menos dez cidades, incluindo Mimoso do Sul, estão em alto risco.
O Que Vem a Seguir: Previsões e Preparativos
Em meio a um cenário tão desafiador, a previsão meteorológica para esta segunda-feira (25) indica até 70% de probabilidade de chuvas acumuladas de 10 a 30 milímetros na região extremo-sudoeste do estado. Já para a região Sul e Serrana, a probabilidade é de 60% para acumulados isolados de 2 a 10 milímetros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)