Alerta de tempestades no Paraná e norte de Santa Catarina
A previsão é que as tempestades ocorram hoje, 21, trazendo um volume total de chuva que pode ultrapassar os 100 milímetros em apenas 24 horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo de tempestade para várias regiões do Paraná e do norte de Santa Catarina. De acordo com o Inmet, a previsão é que as tempestades ocorram nesta quinta-feira, 21, trazendo consigo um volume total de chuva que pode ultrapassar os 100 milímetros em apenas 24 horas. Além disso, são esperados ventos com velocidades acima dos 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Esse alerta ressalta a necessidade de precaução por parte da população, uma vez que existe um grande risco de danos em edificações, corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O Inmet orienta a população a tomar algumas medidas preventivas diante desse cenário. São elas: desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia; caso haja enxurrada ou situações semelhantes, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos; e, por fim, em caso de confirmação de situação de grande perigo, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
Chuvas intensas causam transtornos no Rio Grande do Sul
Na madrugada desta quinta-feira, 21,, o Rio Grande do Sul foi atingido por chuvas intensas e fortes ventos, deixando cerca de 815 mil pessoas sem energia em toda a área de concessão da CEEE Equatorial.
Na cidade de Soledade, localizada no norte do estado, os ventos chegaram a atingir a velocidade de 142 km/h, o que é equivalente às rajadas de um furacão de categoria 1, conforme a escala de Saffir-Simpson. Em Jaguarão, o acumulado de chuva em apenas 24 horas foi de 131,2 milímetros.
Previsão de tempestades intensas no Sudeste nos próximos dias
A frente fria que afeta o Sul do país deve seguir em direção ao Sudeste nos próximos dias. Diante dessa previsão, o Inmet emitiu um alerta vermelho de grande perigo para chuvas intensas nas seguintes regiões: litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba paulista, Zona da Mata mineira, sul do Espírito Santo e todo o estado do Rio de Janeiro. Esse alerta terá início na sexta-feira, 22, e se estenderá até o domingo, 24.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva previsto para o Rio de Janeiro neste final de semana pode superar os números do desastre ocorrido em 2011, quando quase mil pessoas perderam suas vidas em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região serrana do estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)