Haddad convenceu um no mercado financeiro sobre déficit zero
Pelo menos no que diz respeito à meta de zerar o déficit primário neste ano, parece que o ministro da Fazenda precisa afinar o discurso
Às vésperas da divulgação da avaliação do bimestral do Orçamento, que vai mostrar a situação das contas públicas para os dois primeiros meses deste ano, o mercado financeiro continua cético sobre as possibilidades de a equipe econômica entregar o prometido déficit primário zero até o fim do ano.
De acordo com pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 20, embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ter, aparentemente, avançado na busca por credibilidade na Faria Lima, no que diz respeito à meta fiscal: ninguém parece comprar a conversa do ministro.
Ops, ninguém não. Há entre os 101 operadores de mercado entrevistados para o levantamento, 1% que acredita que o ministro vai alcançar a meta. Isso significa que, nos últimos quatro meses, Haddad conseguiu romper a unanimidade do mercado financeiro contra a lenda do déficit zero.
Um
Em novembro do ano passado, a pesquisa mostrava que a única coisa zerada para equipe econômica eram as chances que ela tinha, na percepção do mercado financeiro, de acabar com o déficit primário. À época, 100% dos entrevistados responderam “não” à pergunta “Você acredita que o governo conseguirá zerar o déficit em 2024?”. Agora, 1%, ou uma pessoa, respondeu “sim”.
Em que pese, a busca pelo dissidente nas mesas de operação das tesourarias pela Faria Lima e pelo Leblon, outros 10% dos pesquisados acredita que o governo não vai precisar alterar a meta fiscal para o ano, enquanto os outros 90% defendem que em algum momento de 2024, haverá alguma mudança no objetivo. A principal apostas está em maio, com o voto de 33% dos ouvidos .
Apesar disso, 50% dos entrevistados avaliam o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como positivo, saindo de 43% em novembro.
Força Haddad, com certeza é só uma questão de afinação e ritmo! Como diria aquela música dos Beatles: “Toda a sua vida, você esperou que esse momento chegasse“.
Leia mais:
Lula arruinou imagem do Brasil no exterior, avalia mercado
Mercado vê prisão de Bolsonaro como benéfica para a oposição
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)