Dengue é mais perigosa para crianças de até 5 anos
Segundo a análise, essa faixa etária apresenta as maiores taxas de letalidade por dengue, seguida pelas crianças entre 5 e 9 anos
Um levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz/Unifase (Fundação Oswaldo Cruz/Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto) apontou que a dengue tem atingido com maior gravidade as crianças com até 5 anos de idade. Segundo a análise, essa faixa etária apresenta as maiores taxas de letalidade, seguida pelas crianças entre 5 e 9 anos.
Os dados foram obtidos a partir do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde, considerando as 10 primeiras semanas epidemiológicas de 2024, até o dia 9 de março.
No período analisado, foram notificados 239.402 casos em crianças de até 14 anos, sendo que a maior incidência ocorreu entre adolescentes de 10 a 14 anos, representando 41,8% dos casos. A incidência em crianças menores de 5 anos foi de 24,5%, enquanto na faixa etária de 5 a 9 anos foi de 33,7%.
Mortes por dengue
Em relação aos óbitos por dengue em crianças com menos de 14 anos, foram registrados 52 casos. Desses, 16 já foram confirmados e 36 estão em investigação. Entre as vítimas fatais, 44,2% tinham menos de 5 anos, enquanto a faixa etária de 5 a 9 anos representou 32,7% dos óbitos e a faixa de 10 a 14 anos correspondeu a 23,1% das mortes.
Os dados revelam uma diminuição gradual da proporção de óbitos com o aumento da idade, reforçando que a dengue pode ser mais perigosa em crianças pequenas. Segundo o Ministério da Saúde, esse grupo é um dos mais suscetíveis a desenvolver quadros graves da infecção.
Além disso, a análise também aponta um aumento de 21,1% no número de óbitos na décima semana epidemiológica em comparação com a semana anterior. Essa elevação pode indicar a necessidade de reforço nas medidas de prevenção à dengue, especialmente entre as crianças e adolescentes com menos de 14 anos.
Maior letalidade em crianças com menos de 5 anos
O levantamento do Observatório de Saúde na Infância também demonstrou que a letalidade confirmada (número de óbitos em relação ao total de casos) é cinco vezes maior na faixa etária com menos de 5 anos em comparação com a faixa entre 10 e 14 anos. Já a letalidade em crianças de 5 a 9 anos é três vezes maior do que entre as crianças e adolescentes mais velhos.
A análise ressalta que, mesmo concentrando o menor número de casos entre as crianças, a faixa etária entre 0 e 5 anos é a que apresenta o maior índice de mortalidade decorrente das formas mais graves da doença, seguida pela faixa de 5 a 9 anos.
A dengue em bebês e crianças apresenta sintomas semelhantes aos observados em adultos, como febre alta, mal-estar, dor no corpo e fadiga. No entanto, nos pequenos, a infecção pode ser confundida com outras viroses comuns na infância, dificultando o diagnóstico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)