Musk abre código de concorrente do ChatGPT
Ao disponibilizar o Grok em código aberto, Musk critica a postura da OpenAI que, segundo ele, se afastou dos princípios que nortearam sua fundação
Elon Musk anunciou nesta segunda, 18, a abertura do código do Grok, o modelo de inteligência artificial desenvolvido pela sua xAI, subsidiária da plataforma X.
Esta iniciativa coloca Musk de novo em rota de colisão direta com a OpenAI, criadora do ChatGPT. Ao disponibilizar o Grok em código aberto, Musk critica a postura da OpenAI que, segundo ele, se afastou dos princípios que nortearam sua fundação.
O Grok, oferecido aos assinantes Premium+ da rede X nos EUA, quer ser uma alternativa ao ChatGPT, prometendo senso de humor sarcástico e politicamente incorreto, inspirado pela icônica série “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Sam Altman, CEO da OpenAI, chamou o humor do Grok de “boomer” e “cringe”, algo como “coisa de velho” e “constrangedor” em tradução livre.
Um dos diferenciais do Grok é sua atualização em tempo real, alimentada pelos dados da plataforma X, em contraste com o ChatGPT, cuja última atualização data de abril de 2023. Esse recurso permite ao Grok comentar eventos em tempo real, oferecendo insights relevantes sobre trending topics e posts populares na rede social de Musk.
Testes acadêmicos revelem que o Grok supera o ChatGPT apenas em sua versão gratuita, não chegando ao patamar do GPT-4, especialmente em termos de recursos avançados oferecidos pela versão paga do chatbot da OpenAI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)