INSS: mutirão de reabilitação profissional promete atender 37 mil segurados
INSS promove mutirão de reabilitação profissional.
A partir da última segunda-feira (11), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou um mutirão de reabilitação profissional.
A iniciativa tem objetivo de atender a 37 mil segurados que atualmente aguardam na fila para avaliação socioprofissional.
A ação ocorrerá em seis superintendências regionais do INSS em diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal.
Como funciona o programa de reabilitação?
Durante o mutirão, os segurados inicialmente passarão por uma avaliação.
Quem for considerado apto participe do programa de reabilitação profissional, que engloba serviços de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.
Nesse programa, o segurado pode ser encaminhado para treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação em uma atividade profissional compatível com sua capacidade de trabalho.
Durante todo esse processo, o beneficiário continua recebendo o benefício por incapacidade temporária.
Resultados do programa de reabilitação
Com a conclusão do programa de reabilitação, caso o resultado seja positivo, o segurado pode retornar ao mercado de trabalho, seja em sua atividade originária ou em outra mais compatível com suas condições atuais.
Se o resultado for negativo, ou seja, se a reabilitação não for possível, o segurado pode ser aposentado por invalidez.
O INSS destaca a importância da reabilitação profissional como um programa contínuo de várias etapas, e não um atendimento isolado.
Além disso, ressalta que, devido à complexidade do processo e aos altos custos, o INSS possui acordos de cooperação técnica e convênios com entidades e empresas privadas para a reabilitação física dos beneficiários elegíveis ao programa.
Importante mencionar que os segurados serão contatados pelas equipes das superintendências do INSS e não haverá necessidade de agendamento para o mutirão.
Neste momento, o que se espera é diminuir a fila de espera e facilitar o retorno dos segurados ao mercado de trabalho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)