Retorno das touradas ao México gera massivos protestos
Manifestações marcaram o retorno das touradas na Cidade do México após quase dois anos de interrupção. Protestos, confrontos policiais e debates sobre os direitos dos animais agitaram a capital mexicana.
Ativistas pelos direitos dos animais saíram às ruas da Cidade do México para protestar contra o retorno das touradas à capital após quase dois anos de interrupção. “Tortura não é arte, nem cultura” e “sim aos touros, não à tourada” estavam entre os cânticos ouvidos perto da Plaza México, uma arena de touradas com capacidade para 42.000 pessoas, considerada a maior do mundo.
O grupo mexicano de direitos dos animais, APASDEM, publicou uma série de vídeos dos protestos em seu perfil do Facebook, destacando que “a tortura de seres vivos inocentes está prestes a começar”.
Primeira tourada em quase dois anos
A tourada foi a primeira em quase dois anos, de acordo com a conta da Plaza México no Facebook, que comemorou o retorno dos touros em uma série de postagens. “A tourada está mais viva do que nunca e nossos fãs estão aproveitando ao máximo a atmosfera familiar”, diz uma das postagens.
As touradas foram suspensas em 2022 devido a um longo processo judicial, mas em dezembro a Suprema Corte do México decidiu que os eventos poderiam voltar a acontecer, segundo a Reuters. Seis touros foram utilizados durante o evento de domingo, durante o qual a arena foi decorada com a palavra “libertad” – “liberdade” em espanhol.
Fora dos portões da arena, a polícia de choque ficou alinhada nas ruas, enquanto manifestantes vestidos de preto tentavam romper as cercas e gritavam para os participantes em frente a muros pintados com slogans contra as touradas.
A crescente oposição às touradas
As touradas ocorrem no México há séculos, mas nos últimos anos a oposição a essa prática tem crescido. Em 2013, o estado de Sonora tornou-se o primeiro dos 32 estados do México a proibir as touradas, e um total de quatro estados já proibiu a prática até agora.
Em dezembro, o presidente Andrés Manuel López Obrador disse que exploraria a possibilidade de realizar um referendo sobre o futuro das touradas na capital mexicana. Outros sete países ao redor do mundo também realizam touradas: Equador, Espanha, Colômbia, França, Peru, Portugal e Venezuela.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)