Saiba se beneficiários do Bolsa Família devem declarar o Imposto de Renda 2024
Declaração de Imposto de Renda para recebedores de Bolsa Família
É comum surgir a dúvida sobre a necessidade de declarar o Imposto de Renda (IR) para quem está na lista dos beneficiados pelo programa do governo, Bolsa Família. Para esclarecer, o recebimento do Bolsa Família, por si só, não obriga a declaração do IR.
O que define a obrigatoriedade da declaração?
A necessidade de declaração do Imposto de Renda não é vinculada apenas ao recebimento do Bolsa Família. Na verdade, ela é determinada de acordo com o valor total de rendimentos anuais do contribuinte. Sendo assim, se o total recebido não ultrapassar o limite de isenção estabelecido pela Receita Federal, a declaração do IR não será necessária.
Outras fontes de renda
Porém, é essencial considerar todas as fontes de renda. Por exemplo, se um beneficiário do programa Bolsa Família, além do valor do benefício, possuir outras fontes de renda, como salários, aposentadoria, pensão, aluguel, entre outros, e a soma desses rendimentos supera o valor de R$28.559,70 em 2023, estará obrigado a declarar o Imposto de Renda.
Ganhos isentos e alienação de propriedades
Vale lembrar que, além dos rendimentos tributáveis citados, outros fatores podem obrigar a declaração do IR. Ganhos isentos acima de R$40.000,00 ou a alienação de uma propriedade em 2023 são algumas das outras circunstâncias que exigem a declaração.
Acerte na hora de declarar
Entenda como incluir seu benefício na declaração do Imposto de Renda de maneira correta para evitar problemas futuros. Lembre-se, a multa por atraso na entrega ou não declaração pode pesar no orçamento.
Por isso, não hesite em procurar a ajuda de um profissional preparado para ajudar com essas questões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)