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Jerônimo Teixeira na Crusoé: Como Bolsonaro radicalizou o pobre-diabo

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Redação O Antagonista
2 minutos de leitura 08.03.2024 15:50 comentários
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Jerônimo Teixeira na Crusoé: Como Bolsonaro radicalizou o pobre-diabo

Um ensaio sobre obras literárias protagonizadas por figuras miúdas abre caminhos para entender o lugar social dos baderneiros que o ex-presidente deseja anistiar

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Jerônimo Teixeira na Crusoé: Como Bolsonaro radicalizou o pobre-diabo
Foto: Marcos Corrêa/PR

O bolsonarismo dispensou seu mártir.

Em novembro do ano passado, a Horda Canarinha reuniu-se na avenida Paulista para homenagear Cleriston Pereira da Cunha, que morrera no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Participante da intentona tonta do 8 de janeiro, ele esteve entre aqueles que invadiram e depredaram o Congresso, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Jair Bolsonaro não compareceu ao ato.

Duas semanas atrás, Bolsonaro carregou uma multidão bem maior para a Paulista. Até onde vi, o único que mencionou Cleriston nos discursos do dia foi Silas Malafaia. Ele lembrou que Clezão, como era conhecido, foi membro de sua igreja, e disse que o sangue do morto está nas mãos de Alexandre de Moraes (a PGR havia recomendado a liberdade provisória de Cleriston, devido a sua condição delicada de saúde, mas o pedido ficou esquecido em uma gaveta do ministro). O pastor só não sabia o nome correto de sua ovelha: chamou-o de Clésio.

Provável futuro réu do STF, Bolsonaro não julgou prudente associar Alexandre de Moraes a Lady Macbeth. Preferiu pedir que o passado seja apagado (teimoso, o passado voltaria ao noticiário uma semana depois, no depoimento do general Freire Gomes à PF). Não citou Cleriston (nem Cleison), mas propôs que o Congresso anistie os baderneiros que seguem na Papuda. Não é razoável, disse, que se puna com tanto rigor “esses pobres diabos que estavam lá no 8 de janeiro de 2023”. Entre um e outro ato na Paulista, Cleriston foi de mártir singular a integrante anônimo de uma malta de pobres diabos.

Mas me corrijo: na verdade, a expressão que Bolsonaro empregou foi “pobres coitados”. Seria gafe imperdoável falar em “pobres diabos” ao lado do pastor Malafaia – que, afinal, está bem longe de ser pobre.

Como o coitado geralmente é pobre, e vice-versa, “pobre coitado” é quase um pleonasmo. Prefiro a ambiguidade dos termos que usei por engano.

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