Brasil se prepara para terceira onda de calor do ano
Após a passagem de uma frente fria pelo Sul e Sudeste, prevê-se que as temperaturas aumentem em todo o Brasil durante o final de semana. Segundo as previsões da Climatempo, as chuvas também devem ser mais isoladas, com pancadas em algumas regiões. O impacto da frente fria recente A frente fria vinda do Sul do...
Após a passagem de uma frente fria pelo Sul e Sudeste, prevê-se que as temperaturas aumentem em todo o Brasil durante o final de semana. Segundo as previsões da Climatempo, as chuvas também devem ser mais isoladas, com pancadas em algumas regiões.
O impacto da frente fria recente
A frente fria vinda do Sul do país causou fortes temporais em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais nesta semana. No entanto, o sistema já se afastou do país, de acordo com a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki.
“A chuva vai dar uma trégua pelo Brasil nos próximos dias. E com menos chuva, a temperatura tem mais liberdade para subir”, comentou Maria Clara. Os modelos de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que deve ser registrado um volume baixo de chuvas no país nos próximos dias.
Previsão de calor para a próxima semana
Com uma subida gradual das temperaturas ao longo do fim de semana, o país pode esperar uma nova onda de calor na próxima semana. Segundo a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina.
Juntamente com uma área de alta pressão, espera-se que o calor se mantenha sobre a região por vários dias consecutivos, dificultando a formação de nuvens carregadas e mantendo o ar seco e em aquecimento gradual.
Esta massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem experimentar um calor intenso até sexta-feira (15).
Regiões mais afetadas pelo calor
Espera-se que as maiores temperaturas estejam no oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Nesses locais, pode ser registrada a terceira onda de calor do ano.
De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a marcas perto dos 40°C. Ela também informa que o cume da onda de calor deve ocorrer entre quarta (13) e quinta (14).
Antes de tudo, é importante observar as previsões de temperatura para as capitais nos próximos dias, conforme informações do Inmet.
O cenário é um alerta de que todos devem continuar cuidando da hidratação e evitar a exposição excessiva ao sol nesse período de altas temperaturas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)