Ataque Houthi atinge navio mercante e resulta em três mortos e quatro feridos
Ataque rebelde Houthi atinge navio mercante no Golfo de Aden, causando a morte de três marinheiros e ferindo quatro.
Conforme reportado na última quarta-feira (6), a tripulação multinacional de um navio mercante sofreu um ataque proveniente de um míssil balístico lançado por rebeldes Houthi no Golfo de Aden, resultado em três mortos e pelo menos quatro feridos, segundo as informações divulgadas pelo exército dos Estados Unidos.
Detalhes do ataque
O Departamento de Trabalhadores Migrantes das Filipinas (DMW) confirmou que dois marinheiros filipinos estavam entre as vítimas fatais do ataque ocorrido próximo ao Iêmen. Tornou-se a primeira vez que o grupo militante apoiado pelo Irã conseguiu atingir fatalmente indivíduos em suas investidas continuadas contra embarcações que navegam pelo Mar Vermelho.
“Nós, do Departamento de Trabalhadores Migrantes, estendemos sinceramente nossas mais profundas condolências à família e parentes de nossos heroicos marinheiros assassinados. Por razões de privacidade, estamos omitindo os seus nomes e identidades”, declarou o DMW em um comunicado.
Feridos e danos ao navio
O DMW prosseguiu afirmando que outros dois filipinos ficaram gravemente feridos, reiterando que está em contato com as autoridades competentes para “verificar as condições do resto da tripulação do navio, especialmente os restantes tripulantes filipinos, uma vez que fomos informados de que foram levados para um porto seguro”.
O comunicado do Comando Central dos EUA adiciona ainda que o míssil resultou em “danos significativos” à embarcação.
Resposta dos EUA e papel das Filipinas
Segundo os militares dos EUA, na mesma quarta-feira foram realizados ataques contra dois drones na área do Iêmen controlada pelos Houthis, que “representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes e aos navios da Marinha dos EUA na região”. Não foi divulgado se esses contra-ataques foram bem-sucedidos.
As Filipinas são uma importante fonte de marinheiros, respondendo por um quinto dos 1,2 milhões de marítimos em todo o mundo, conforme a Organização Internacional do Trabalho.
Nova leva de mortos
Uma nova leva de fatalidades foi registrada na esteira dos ataques. Três membros da tripulação do graneleiro True Confidence morreram após o lançamento de mísseis ao largo do Iêmen na quarta-feira. O fato foi confirmado pelos proprietários e o gerente do navio, por meio de comunicado, nesta quinta-feira (7).
Duas outras pessoas, de acordo com eles, sofreram ferimentos graves. Todos os 20 tripulantes foram retirados do navio por uma embarcação de guerra indiana, e os feridos, levados ao hospital.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)